Pular para o conteúdo principal

A teologia do Super-Homem e outras discussões dos meus filhos

Image Alternative Text

DR

Meus dois filhos mais velhos são extremamente articulados. Aos dez e oito anos de idade, eles passaram a maior parte de suas vidas verbalmente tentando discutir questões de santidade. Ultimamente, a discussão espiritual versa principalmente sobre temas religiosos escondidos nos episódios de Dr. Who e se exércitos de clones têm alma.

Uma vez, há uns cinco anos, toda a paróquia ouviu o seguinte diálogo antes da Missa: a minha filha, de cinco anos na época, começou a orar em voz alta – e bem alta. Enquanto isso, seu irmão, de três anos de idade, repetia tudo o que ela dizia, assim:

Cinco anos de idade: "Querido Deus, obrigado por meus bichinhos de pelúcia".

Três anos: "Querido Deus, obrigado por meus bichinhos de pelúcia".

Cinco anos de idade: "Obrigada por meus pôneis, ainda que eu esteja sentindo falta de quatro deles".

Três anos: "Obrigada por meus pôneis, ainda que eu esteja sentindo falta de quatro deles".

Com isso, minha filha abriu um olho e fitou o irmão: "Você não tem pôneis, não minta para Deus. Pare de me imitar".

Meu filho olhou para ela com ar inocente: "Eu não estou imitando você".

"Faça a sua própria oração!"

"Eu estou fazendo a minha oração!"

Neste momento, o meu marido e eu separamos os dois, pensando que o problema se resolveria – isto é, até o Pai Nosso, quando minha filha começou a acusar o irmão de copiar suas orações novamente, desta vez com os olhos marejados. Orações comuns com seu irmão nunca foram do gosto dela, razão pela qual o terço em família nunca é um ato espiritual calmo por aqui.

Outra vez, enquanto dirigia de volta de um passeio ao jardim zoológico de Memphis num calor insuportável, ouvi a seguinte conversa entre os dois irmãos:

"Jesus consegue disparar raios laser de seus olhos?" (Isto veio de meu filho, que tinha cerca de seis anos na época).

Eu acho que a pergunta foi dirigida a mim, mas minha filha de oito anos de idade conseguiu, pela primeira vez, ter um momento de fúria. "O quê? Você está ...? Jesus? Quê?" Ela estava tão indignada com a pergunta, que se limitou a cuspir.

Meu filho fingiu não perceber sua indignação e repetiu: "Os raios laser. Jesus consegue dispará-los dos seus olhos?".

Minha filha quase se asfixiou. E então respondeu: "Ele é Deus. Então, se ele quisesse disparar raios laser de seus olhos, ele poderia. Mas por que ele faria isso?". Ela não chegou a dizer a palavra "idiota", porque sabia que ficaria em apuros, mas o tom era tão mordaz, que não foi preciso.

Mas seu irmão continuou: "Então, ele poderia ser como Super-Homem. O Super-Homem dispara raios laser de seus olhos. Ele é legal. Ele é mais forte do que Jesus".

Isso levou a um total de 15 segundo de silêncio e choque da minha filha, que, depois, gritou: "Jesus é mais forte! Ele é Deus!".

"Mas o Super-Homem é extra forte." Olhei pelo retrovisor para ver a minha filha agitando os punhos para o irmão, enquanto ele inclinava a cabeça para trás e olhava pensativo para fora da janela.

"Jesus é mais forte ainda!" Minha filha me chamou a atenção no espelho e fez um gesto, pedindo ajuda. Eu rapidamente desviei o olhar e mexi no rádio, tentando morder minha língua.

Meu filho de cinco anos perguntou: "Será que ele poderia levantar três pessoas ao mesmo tempo?".

"O quê? Ele poderia levantar todas as pessoas do mundo, ao mesmo tempo, e ainda teria espaço de sobra em suas mãos."

"Ah." Arrisquei outro olhar pelo retrovisor, para observar como meu filho ponderava isso.

"Bem – finalmente disse ele, sorrindo para a irmã enfurecida –, eu sou extra, extra, extra, extra, extra forte. Então, eu sou mais forte do que Jesus. Mas eu não posso disparar raios laser dos meus olhos. Ainda. Mas talvez, se eu pedir a Jesus, ele vai me deixar."

A julgar pelo olhar que ela lhe lançou, imaginei que a minha filha estava pedindo o mesmo dom divino naquele exato momento.

Os pais recebem uma educação incrível por meio dos seus filhos. Eu só não esperava que as aulas de teologia fossem tão estranhas.


Autor: Cari Donaldson 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de