Pular para o conteúdo principal

Brasil Sem Aborto

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto de Lei 478/2007, denominado de Estatuto do Nasciturno, que protege o bebê legalmente desde a concepção. Entre outros pontos de destaque, o projeto oferece condições psicológicas e financeiras garantidas pelo governo para uma mãe, cujo filho resultou de uma violência sexual, de criar, com pagamento de pensão alimentícia, equivalente a um salário mínimo.

  • feto
    (Foto: Flickr/Lunar Caustic)
    Feto entre 10 e 11 semanas de gestação

Na ocasião da audiência, por conta das polêmicas que envolvem o assunto, a sala da comissão ficou lotada para a discussão por manifestantes a favor e contra a medida. O deputado Eduardo Cunha criticou ainda a acusação de manifestantes contra a proposta de que o projeto seria uma "bolsa estupro”. “Quando propusemos a criação de uma bolsa para os dependentes de drogas logo chamaram de bolsa crack. É um erro”, diz Cunha, segundo O Globo.
O projeto foi votado e aprovado a sua adequação financeira na CFT e precisa ainda ser encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara e então, se aprovada, seguir para apreciação no plenário da Casa. "O que estamos votando é a adequação financeira aqui não o mérito. Estamos tratando do direito de uma mãe que não queira abortar, mesmo sendo vítima de estupro. Quem é a favor do aborto vota contra o meu parecer, quem é contra o aborto vota a favor. Essa é uma decisão política", disse o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o relator da proposta na comissão e líder do partido na Casa.
Segundo Cunha, a adequação financeira do projeto foi feita, estabelecendo que o pagamento da bolsa se dará um ano após a aprovação, para que o governo possa fazer a previsão no orçamento.
Segundo informações de O Globo, os deputados do PT argumentaram durante a votação que a proposta é um retrocesso. “É uma bolsa estupro, é o mesmo que dizer que não tem problema a mulher ser estuprada. Estão comprando a sua vida”, criticou a deputada Érika Kokay (PT-DF). Já o deputado Afonso Florence (PT-BA) disse: “Estamos advogando pela liberdade política, humanística de decidir sobre seu corpo. Este projeto coloca o feto como autônomo em relação à mãe”, argumentou, segundo O Globo.
Segundo o texto, o PL não modifica o Código Penal Brasileiro quanto a gravidez por violência sexual (estupro), ou seja, o Nacituro não revoga a possibilidade de a mulher realizar aborto no caso de estupro, mas valoriza a vida da criança. Além disso, possibilita à mulher vítima da violência, que não tiver condições econômicas de criar a criança, a proteção do Estado conforme o que está disposto no artº 13 do Substitutivo aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família.
O estatuto garante à mãe que foi vítima de estupro os direitos: assistência pré-natal, com acompanhamento psicológico, o direito de a criança ser encaminhada para adoção, caso a mãe deseje e Identificado o genitor do nascituro ou da criança já nascida, será este responsável por pensão alimentícia nos termos da lei. O estatuto garante ainda, na hipótese da mãe vítima de estupro não dispor de meios econômicos para cuidar da criança, que o Estado deve arcar com os custos até que venha a ser identificado e responsabilizado por pensão o genitor ou venha a ser adotada a criança, se assim for da vontade dela.
A decisão veio um dia depois da manifestação em defesa da vida do bebê desde a concepção e contra o aborto realizada em Brasília, chamada de 6ª Marcha Nacional da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto. A marcha foi organizada por grupos católicos, na Esplanada dos Ministérios. A manifestação contra o aborto foi reforçada pelos evangélicos no dia seguinte, na manifestação pacífica em “defesa da liberdade de expressão e religião, pela família tradicional e pela vida.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de