Pular para o conteúdo principal

Contabilidade como instrumento de gestão sustentável

Por Levi Gimene
A principal reclamação, em palestras, salas de aula ou fóruns específicos de pequenas e médias empresas, é que os profissionais do ensino sempre dão ênfase às grandes empresas. Esta afirmação não é totalmente verdadeira quando se compreende que estas empresas têm os mesmos objetivos que as grandes empresas: gerar resultados positivos acima do custo de capital, quitar as obrigações, remunerar seus proprietários ou investidores e crescimento sustentado.
Grande numero de negócios, mesmo com potencial de crescimento, gestores cometem erros, às vezes fatais, que podem ser evitados com uma gestão apoiada em instrumentos, a ser realizada pelo empreendedor e o grupo que o apoia.
Observem que não usei o termo gestão mais profissionalizada, com o qual discordo, porque as pequenas empresas não podem pagar controllers, ou profissionais com conhecimento de contabilidade e finanças, para cuidar dos seus negócios, mas podem elaborar a contabilidade dentro dos aspectos qualitativos das demonstrações contábeis, previsto na “Contabilidade das PMEs” e constituir um sistema de informações, denominado de SIC – Sistema de Informação Contábil e a partir deste tomar decisões com base em eventos que ocorreram e que foram devidamente mensurados ou valorizados segundo a técnica contábil.
Em nosso livro “Contabilidade Para Gestores”, publicado pela Editora Atlas em 2011, defendemos a necessidade do empresário, empreendedor ou executivo de PMEs exigir mais do seu contador, ainda que terceirizado, e registrar os eventos contábeis em consonância com a Contabilidade das PMEs, bem como envolvê-lo nas decisões estratégicas da empresa.
Em ambiente competitivo contabilidade como linguagem internacional dos negócios é importante instrumento de apoio à gestão. Os gestores das PMEs não podem mais dispor de um contador apenas para atender o Governo, ou, calculando os impostos e encaminhando, por e-mail, para a empresa pagar.
Grande numero de PMEs continuam com este raciocínio, economizam em contabilidade e tem um custo oculto em não dispor de números confiáveis para decisões como formação de preço, descontos concedidos, prazos a clientes, investimentos, financiamento e retiradas mensais, normalmente conhecidas como dividendos etc.
Um sistema de informação confiável evita que erros crassos como os destacados abaixo (citamos apenas três)
    • Retirada incompatível com os resultados da empresa;
    • Desrespeito ao princípio da entidade;
    • Investimentos para atender clientes, ou ampliar o negócio sem uma fonte de financiamento com baixo custo de capital e longo prazo;
      Retirada incompatível com os resultados
      É normal, e justo, o empreendedor fixar uma remuneração pelo seu trabalho. Quando estes ganhos são incompatíveis com os resultados da empresa ela começa a se financiar com fornecedores, dilatando prazos de vencimento, não pagando nas datas acordadas, não pagando os impostos e obtendo financiamentos de curto prazo junto a instituições financeiras.
      O não pagamento a fornecedores, além de problemas futuros com o cadastro positivo, ocasiona uma tensão entre as partes (comprador e vendedor), o fornecedor repassa os riscos aos preços aumentando-os e reduz prazos e limites de compras. Esta política indiretamente aumenta os custos, quando o objetivo de qualquer empresa é reduzi-los.
      O atraso no recolhimento dos impostos em dia gera multas e juros. Para o não recolhimento autuações com multas punitivas, juros e atualização monetária. Contando com excelente tecnologia, aliada ao SPED – Sistema Público de Escrituração Digital é praticamente certo que estes impostos serão cobrados e a possibilidade de decadência, ou seja, o Fisco não cobrar dentro do prazo legal, diminui a cada dia.
      A adesão aos parcelamentos é uma saída para reduzir o impacto no fluxo de caixa, mas não uma solução porque é um volume de recursos mensais que comprometem a saúde financeira e o crescimento sustentado porque são extraídos das atividades operacionais do período.
      O parcelamento sistemático normalmente conduz a inadimplência, a impossibilidade de retirar as CNDs - Certidões Negativas de Débito úteis para a participação em concorrências e licitações, fornecimento de produtos e serviços a grandes empresas, alienação imóveis pertencentes a empresa, fusões e incorporações etc.
      A decisão de retirada incompatível normalmente deve-se a diferença entre as expectativas de retorno e o retorno real. Alinha-se expectativa e realidade com dois instrumentos, o planejamento com o orçamento e o real com a contabilidade.
      Desrespeito ao princípio da entidade
      Reza o princípio da entidade que o valor aplicado pelos sócios na entidade a ela pertence. Assim, os negócios dos sócios não podem confundir com a operação das PMEs.
      Não obstante, é comum os sócios quitarem obrigações particulares com o caixa da empresa, não permitido pela legislação fiscal além de incorrer na dificuldade de calcular os resultados efetivos da empresa, uteis para tomada de decisão.
      Com a adesão a Contabilidade das PMEs o contador orientará o empreendedor a separar os negócios para evitar riscos e obter números confiáveis sobre a PME.
      Investimentos para atender clientes, ou ampliar o negócio sem uma fonte de financiamento com baixo custo de capital e longo prazo
      Outro erro comum é investir para ampliação do negócio, reter clientes ou aumentar a participação no mercado com financiamento de curto prazo e taxas de juros altas. A aquisição de ativos fixos não tem o retorno imediato do capital, enquanto o empréstimo (capital e juros) é exigido periodicamente pelas instituições financeiras.
      Este hiato entre a exigência de recursos pelos bancos e o retorno oriundo das operações vai gradativamente asfixiando o fluxo de caixa e impedindo investimentos sustentáveis.
      Empréstimos para financiar déficit de caixa são uteis e necessários quando temporários. Recorrer a empréstimos, descontos de títulos (duplicatas) e outras linhas de crédito atenta contra a sustentabilidade do negócio no longo prazo porque os juros no Brasil, embora menores que em um passado recente, são muito altos.
      Utilizar empréstimos para financiar as vendas, ou imobilizações necessárias a prestação de serviço, com o capital de terceiros só é possível se a margem do negócio forem altas e o ponto de equilíbrio rápido. Situações diferentes das descritas devem ser evitadas
      Considerações Finais
      A opção por uma atividade econômica é uma opção pelo risco, contudo o risco não devidamente calculado pode invalidar negócios excelentes. Pesquisas feitas por Jim Collins confirmam que a administração conservadora e eficiente dos recursos financeiros consta entre as principais características das empresas longevas.Quando uma empresa toma recursos de terceiros ao custo inferior ao retorno do negócio ela está financiando seu crescimento, em contraposição está transferindo recursos da empresa para terceiros.
      Desta forma, a decisão de decisão de financiamento deve ser precedida de estudos apoiados no planejamento, o orçamento é o instrumento adequado para este fim, e o conhecimento do comportamento dos custos, da rentabilidade dos produtos e serviços vendidos, bem como das despesas para manutenção da PME. Neste caso o instrumento é as demonstrações contábeis elaboradas com base na Contabilidade das PMEs
      Apoiados nestas informações, com conhecimento do mercado, perspectivas futuras, e informações macroeconômicas que afetam o negócio é possível tomar decisões que adicionarão valor à PME.
      Não negamos que quando o assunto é disponibilidade de recursos às pequenas e médias empresas encontram limitações porque os investidores e financiadores ao direcionar seus recursos privilegiam riscos menores e garantias. Assim, os instrumentos financeiros para financiar o crescimento são limitados e caros, ou seja, com juros incompatíveis com as taxas de crescimento da PME. Às vezes proibitivos.
      As garantias são de fato um problema porque a maioria não dispõe. Não obstante os riscos podem ser mitigados com a adoção da Contabilidade das PMEsuma vez que a adoção desta dá confiabilidade as demonstrações financeiras, permite a comparabilidade com outras empresas, possibilita aos analistas melhor analisar a situação econômico financeira e reduz o custo de capital.
      Contabilidade pode não ser um remédio para os males empresariais, mas constitui um tratamento preventivo, quase um antídoto.
      Fonte: Essência Sobre a Forma

      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      Símbolos e Significados

      A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

      Como se constrói uma farsa?

      26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

      Pai Nosso explicado

      Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo