Pular para o conteúdo principal

Namoro santo católico

namoro-santo-catolicoHá quem diga que nos dias de hoje levar um namoro santo católico é impossível, não que só na igreja católica possa viver namoro santo,  mas para aqueles que creem em Deus : “nada é impossível.” É preciso acreditar que tudo que Deus nos orienta é para o nosso bem, e que quando ele proíbe “pecar contra a castidade” , está se posicionando em nosso favor. Ele está nos defendendo de sofrimentos futuros…
Quando começamos a namorar entramos na fase do encantamento, onde tudo é lindo, perfeito, chegamos a imaginar que “ nascemos um para o outro”…. Mas na verdade, nessa fase da paixão, não sabemos ainda se esse “amor vai durar ou não!” Somente após dias, meses de convivência, espera, oração, situações que poderemos descobrir se estamos amando ou não a pessoa que está ao nosso lado. Durante essetempo de “descobertas” temos que lutar em prol da castidade e não há como vivenciar um NAMORO SANTO, sem o “SANTIFICADOR” em nosso meio. O namoro deverá ser vivido a “três” e não a “dois”. Somente na Trindade ( Eu, Deus e Você) conseguiremos resistir aos impulsos carnais até chegar o grande dia da entrega mútua para sempre, onde o amor humano tornar-se-á imagem do amor divino.
No Catecismo da Igreja Católica (YOU CAT) , número 403, comenta que: “ a fusão sexual é a mais bela expressão corporal e sensual do amor. As pessoas que procuram sexo sem amor vivenciam uma mentira, pois a proximidade dos corpos não corresponde á proximidade dos seus corações. O sexo torna-se , então, desumano, ele degrada-se em puro meio de prazer e degenera em mercadoria.” Em outra citação, também do YOU CAT, é revelado que a pessoa que consegue guardar a castidade, reserva seu desejo erótico para o amor consciente, resistindo á tentação de se perder na satisfação voluptuosa dos elementos sexuais. Concluímos então que por ser o sexo a máxima expressão do amor, ele não deve ser banalizado, vivenciado antes do casamento, é preciso saber esperar , valorizar seu corpo , que é templo do Espírito Santo , ter consciência do valor que temos e como nossa dignidade fica ferida quando nos entregamos antes da hora. É como comer um fruto verde, antes dele amadurecer ! O sabor é diferente e muitas vezes amargo!!!
Para conseguir alcançar o propósito da santidade no namoro, é preciso unir a força Divina á Humana. Suplicar ajuda do alto, pedir a Deus a graça da pureza, da perseverança, do auto-domínio, a graça de renunciar sua vontade, para deixar a vontade de Deus prevalecer. Recorrer aos sacramentos da confissão e Eucaristia, torna-se mais fácil enfrentar essa batalha!!! Não podemos esquecer de suplicar a intercessão da nossa Mãe Maria Santíssima, Ela que com amor intercede pelos seus filhos , não nos deixará sem auxílio, através da oração do Santo Terço. Ler , meditar , escutar a Palavra de Deus, torna-nos mais íntimos do Pai.
Humanamente falando, cabe a nós, fugir das tentações, evitando “lugares escuros”, ficar sozinhos por muito tempo na sala ou no quarto(quando o “coração bater mais rápido”),não assistir filmes com cenas “picantes”, não prolongar-se demasiadamente ao beijar, mortificar os desejos da carne. E para as mulheres algumas responsabilidades a mais: não usar roupas provocantes(com decotes), muito justas ou curtas…e saber dizer NÃO quando “o clima estiver esquentando”…
Comunicar –se com a Trindade Santa e a Mãe diariamente, viver em comunidade, tornará este tempo de espera menos árduo e mais valioso. Você descobrirá se está pessoa é ou não a quem você dirá o seu “SIM” para o resto de sua vida….SIM para o AMOR e para a VIDA, SIM para o PERDÃO e o RECONCILIAÇÃO, SIM para a CONCÓRDIA e a UNIÃO, SIM para a RENÚNCIA E SIM para a DOAÇÃO, SIM para DEUS. E assim TESTEMUNHARÁ a PALAVRA que diz: “O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARA.”
Saiba aproveitar todos os momentos de sua vida na presença de Deus, se caiu, levanta, se escorregou, confesse, o importante é não afastar-se da presença de Deus, pois somente Ele nos indicará o caminho mais seguro: o CÉU! Lá é a nossa habitação e lá só entra corajosos….
Feliz dia dos namorados hoje e todos os dias !
Por Josy e José Carlos da Comunidade Har-magedôn

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo