Pular para o conteúdo principal

O que realmente acontece com as mulheres que abortam?

Image Alternative Text

CC The Eternal Gold Braid

Em 12 de junho, o New York Times publicou um artigo de Joshua Lang, "O que acontece às mulheres a quem o aborto é negado?". Lang faz parte do Programa Médico conjunto da UC Berkley’s Joint Medical Program, uma pós-graduação de cinco anos na área médica.

Infelizmente, o desejo de Lang de incentivar uma agenda política foi, aparentemente, a força mais saliente atrás de sua peça de má qualidade. Como muitos antes dele, Lang tenta ignorar mais de 100 estudos que revelam um aumento do risco de problemas de saúde mental, concentrando-se em um único estudo que ainda precisa ser revisado. Lang me entrevistou no ano passado por mais de uma hora e ele entendeu claramente como a ciência funciona.

Segundo Lang, "não há nenhuma pesquisa confiável para apoiar a síndrome pós-aborto, como um relatório publicado pela Associação Americana de Psicologia (APA), em 2008, deixou claro. No entanto, este conceito influenciou leis restritivas em muitos Estados".

Esta declaração, na verdade, indiretamente, afirma a força da evidência publicada sobre o aborto como um fator de risco para problemas de saúde mental, porque as provas apresentadas nos tribunais continua superando as conclusões da APA.

A grande maioria dos estudos sobre as implicações psicológicas do aborto não aborda a "síndrome pós-aborto". Em vez disso, pesquisadores examinam o aborto como um fator de risco para doenças mentais que são identificadas pelas organizações profissionais tradicionais.

Os resultados de centenas de estudos publicados nos principais periódicos da medicina e da psicologia ao longo das últimas três décadas indicam que o aborto é um fator que contribui substancialmente para problemas de saúde mental das mulheres, incluindo depressão, ansiedade, transtornos por uso de substâncias, pensamentos e comportamentos suicidas. Esta evidência influenciou a legislação sobre o consentimento informado em muitos Estados.

Uma crítica ao relatório da APA de 2008 foi publicada no site do World Expert Consortium for Abortion Research and Education (WECARE), um grupo de 10 cientistas credenciados trabalhando para trazer informações precisas para um público em extrema necessidade de fatos baseados em evidências sobre o aborto.

Entre dezenas de outros estudos revisados por pares, Lang ignora os resultados de uma meta-análise, intitulado "Aborto e saúde mental: síntese quantitativa e análise de pesquisas publicadas entre 1995 e 2009", que publiquei no British Journal of Psychiatry (BJP) em 2011.

Meta-análises têm muito mais credibilidade do que os resultados de estudos empíricos individuais ou revisões narrativas, como no caso do relatório da APA 2008. Em uma meta-análise, a contribuição ou a ponderação de qualquer estudo particular para o resultado final é baseada em critérios científicos objetivos (tamanho da amostra e a força do efeito), em oposição à opinião do indivíduo sobre o que constitui um estudo forte.

A amostra consistiu de 22 estudos do BJP e 877.297 participantes (163.880 fizeram um aborto). Os resultados revelaram que as mulheres que tinham abortado apresentavam um risco 81% maior de ter problemas de saúde mental. Quando comparado especificamente com a gravidez indesejada, as mulheres apresentaram 55% de risco de sofrer problemas de saúde mental. Esta avaliação oferece a maior estimativa quantitativa disponível no mundo dos riscos de saúde mental associados ao aborto.

Muitas mulheres que tomam a decisão de abortar o fazem sem uma profunda compreensão do procedimento. Uma série de estudos revisados ​​por especialistas revelaram que, quando a mulher é informada ou quando é negada alguma informação relevante, as dificuldades pós-aborto aumentam.

Além disso, há evidências consideráveis ​​de que uma elevada porcentagem de mulheres que vão a clínicas de aborto estão em conflito sobre a escolha. Em outro estudo que publiquei com colegas no Journal of Medical Ethics, descobrimos que 95% de um grupo sociodemográfico diverso de mulheres gostaria de ser informado sobre todas as possíveis complicações associadas a medicamentos, cirurgias e/ou outras formas de tratamentos eletivos, incluindo o aborto.

Lang também oferece a declaração enganosa de que "a maioria dos estudos sobre os efeitos do aborto compara as mulheres que abortam com aquelas que optam por levar a gravidez a termo". Isso ignora o fato de que um mínimo de oito estudos revisados por pares incluíram, como grupo de comparação, as mulheres que tiveram uma gravidez indesejada. Muitos estudos adicionais incluíram mulheres que não engravidaram ou tiveram um aborto espontâneo como um grupo de comparação.

Lang coloca grande ênfase na Diana Foster’s Turnaway Study, que é apresentado como superior a todos os estudos já existentes. Mas o estudo Turnaway tem falhas gritantes. Em primeiro lugar, menos de um terço das mulheres que foram abordadas para participar concordou em fazê-lo. Isso é inaceitável, porque aquelas que concordaram podem ter diferido sistematicamente daqueles que desistiram. O consentimento para participar deve ser de pelo menos 70%.

Em segundo lugar, o grupo de mulheres que fizeram ou às quais foi negado o aborto nos limites gestacionais incluiu mulheres para quem o cut-off legal variou de 10 semanas até o final do segundo trimestre, ou 27 semanas. Esta não é uma variável que pode ser vagamente definida, já que há uma riqueza de dados que indicam que o impacto psicológico do aborto é diferente entre o primeiro e o segundo trimestres. Mulheres abortando em momentos tão diferentes da gestação não podem ser agrupadas.

Lang afirma que "as mulheres citaram não saber da gravidez, viagens, custos do processo, problemas com o plano de saúde e não saber onde encontrar o serviço como motivos mais comuns para o atraso" na realização do aborto. Na verdade, a melhor razão documentada para o atraso é a ambivalência sobre a decisão.

Lang também diz que as mulheres que procuram abortos no segundo trimestre "tendem a estar particularmente vulneráveis, dadas as dificuldades de encontrar uma clínica adequada e o custo elevado de um procedimento tardio". Sim, elas são particularmente vulneráveis, mas a razão principal é que os riscos físicos e psicológicos aumentam exponencialmente com decisões tardias quanto ao aborto.

Mas a afirmação mais terrível em todo o artigo citado por Lang de é que "abortos tardios são significativamente mais seguros do que o parto". Os riscos do aborto tardio para o bem-estar físico estão bem documentados.

Por exemplo, usando dados nacionais, Bartlett e colegas relataram em 2004 que o risco relativo de mortalidade por aborto foi de 14,7% em 13-15 semanas de gestação, 29,5% em 16-20 semanas, e 76,6% em ou após 21 semanas. Isso se compara a uma taxa de 12,1% para o parto. Bartlett informou que as causas de morte durante o segundo trimestre incluíam hemorragia, infecção, embolia, complicações anestésicas, eventos cardíacos e cerebrovasculares.

Como acadêmicos, políticos e advogados debatem a literatura psicológica e médica pós-aborto, a rota mais conveniente para a verdade talvez seja a voz das próprias mulheres. Uma mulher a quem foi negado um aborto disse o Sr. Lang sobre a filha: "Ela é mais do que o minha melhor amiga, mais do que o amor da minha vida; ela é o meu mundo". O estudo Turnaway, utilizando uma metodologia seriamente falha, provavelmente vai silenciar a maioria dessas vozes e perpetuar o sofrimento das mulheres nas clínicas de aborto.

(Publicado originalmente no MercadoNet em 18 de junho de 2013)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de