Pular para o conteúdo principal

Por que os líderes são tão incompetentes?

Image Alternative Text

CC Raichovak

Eureca! Encontrei a resposta! Mas qual foi a pergunta?

Durante muito tempo, fiquei intrigado com o que os fanáticos, irracionais, idiotas e fundamentalistas têm em comum.

Eu achava que era o medo – o medo de perder o controle. Todos os tipos de posições extremas, programas e estratégias políticas são elaboradas para manter o controle.

Nas sociedades geridas por líderes religiosos, só há uma maneira de fazer as coisas, que está de acordo com o livro, seja qual for o que o livro que têm como base. Isso também se aplica às políticas totalitárias que os partidos comunistas no poder mantêm em vários países asiáticos.

Contudo, como acontece com totalitários resistentes, o que é prescrito como o "único caminho" tende a mudar para atender a conveniência de quem está no poder e manter o controle.

Mas agora eu descobri que há outro ingrediente essencial na mistura de motivações e intenções entre aqueles que adotam tais posições. É algo que pode ser visto em tudo, desde as disputas internas à regra implacável dos totalitários de todos os matizes.

Este ingrediente é uma teoria cujos inventores ganharam o Prêmio Nobel. É o chamado "efeito Dunning-Kruger".

Dunning e Kruger receberam seu satírico "gongo" em psicologia por seu trabalho intitulado "Incompetentes e inconscientes disso: como a dificuldade em reconhecer a própria incompetência leva à autoavaliação superestimada".

O que Dunning e Kruger propõem é que, para uma dada habilidade, pessoas incompetentes farão uma ou mais destas coisas: tendem a superestimar suas próprias capacidades; não reconhecem habilidade genuína em outros; não reconhecem a extremidade de sua inadequação; só reconhecem a sua anterior falta de habilidade se forem expostas à formação para essa habilidade.

Isso acontece em todos os lugares. Acontece em reuniões tediosas, mesmo em torno de mesas de jantar, em que as autoridades autonomeadas se consideram muito melhor qualificadas em coisas que elas mal sabem.

É no coração da crise que assola o mundo que os terroristas impõem respostas simples sobre questões complexas (ou seja, matar aqueles que já demonizaram).

E isso pode destruir a missão da Igreja, quando os incompetentes e inexperientes clérigos e religiosos recebem tarefas que seriam bem melhor executadas por pessoas mais qualificadas em determinadas áreas.

Por exemplo, quando os clérigos católicos celibatários insistem em explicar aos casados leigos tudo o que precisam saber sobre sexo.

Mas o lado sinistro desse fenômeno na Igreja é evidente na cultura que ela cria, em que o clero e os leigos conspiram para manter viva uma característica da vida da Igreja que deveria ser estrangulada.

No coração da corrupção autorizada da Igreja, para a infelicidade do Papa atual, encontra-se algo que corrói a plausibilidade do catolicismo: o clericalismo.

Esta é uma cultura que os clérigos podem criar e compartilhar onde eles se instalam (e os leigos humildemente consentem), apresentando-se como autoridades incontestáveis, além de corrigir e tomar posse de tudo o que é preciso para alcançar seus objetivos.

Quando a pessoa está ameaçada, o grupo fecha fileiras para proteger a parte vulnerável, junta-se ao coro dos lamentos e culpa os acusadores, classificando os críticos como "dissidentes".

Isso está sob ataque generalizado em muitas partes da Igreja. Mas, como baratas em climas quentes e úmidos e, apesar dos melhores esforços de seus agressores, eles sobrevivem e até mesmo prosperam.

clericalismo está sob grande ameaça no Ocidente, onde um laicado católico educado apelou a padres, bispos, religiosos e religiosas, desafiando-os a praticar o que pregam ou afastar-se. Aliás, este é um laicado que muitas vezes é resultado de todos os esforços da Igreja para aumentar os níveis de conhecimentos e habilidades dos leigos, através de todas as suas escolas, em todos os níveis.

Mas o clericalismo tem solo rico para crescer quando combinado com as características das pessoas, religiões e hierarquias locais, em algumas sociedades asiáticas, por exemplo.

Onde quer que os homens sejam vistos (e assumam as prerrogativas) como mais poderosos do que as mulheres, onde as hierarquias sociais existentes reverenciem os "homens santos" e "mestres", os clérigos católicos podem escorregar em um conjunto de hierarquias pré-arranjadas para intensificar as piores características declericalismo.

Então, qual é a resposta a estas forças internas que corrompem a capacidade da Igreja para proclamar a mensagem de Jesus em palavras e atos?

A primeira coisa é reconhecer a sabedoria de um comentário recente do Papa Francisco a alguns bispos no Vaticano. Seu papel é liderar seu povo, "às vezes, do lado de trás". Por quê? Porque, disse o Papa, o seu primeiro dever como pastores é ouvir o seu povo. Não há substituto para uma atitude humilde e atenta de escuta.

A segunda coisa é seguir a velha máxima do método científico: reconhecer que "os fatos são amigáveis". Isso significa aceitar que vivemos em um mundo onde todas as sociedades fechadas e presunçosas – grandes e pequenas – são alvos para o ataque justificado.

A resposta a essa acusação, justificada em muitos casos, é a transparência e abertura para se envolver e enfrentar as críticas. Defesa e negação sufocam a Igreja e apenas criam mais problemas no futuro.

Uma terceira resposta seria levar a sério o que Dunning e Kruger têm a dizer. Existe simplesmente uma quantidade estonteante de informações sobre praticamente todos os assuntos hoje, e num nível e grau inimagináveis pelos nossos antepassados.

A habilidade que a Igreja aprendeu lentamente e com relutância é a legítima autonomia dos muitos e variados departamentos do conhecimento; nenhuma autoridade sozinha pode pronunciar-se sobre quase tudo.

O que o Vaticano aprendeu da maneira mais difícil (lembremos de Galileu, entre muitos outros) é que a habilidade em qualquer área do conhecimento abre todas as outras áreas da própria incompetência.

O seguinte passo seria uma abordagem de abertura respeitosa.

(Publicado originalmente em UCANews, em 12 de junho de 2013) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo