Pular para o conteúdo principal

Limpo por fora. Agora, por dentro…



Eu possuía um rádio amador. Eu o mantinha na cozinha, em cima do freezer. Quando viajávamos, eu sempre tirava o rádio da tomada e desconectava a antena.
Uma vez, quando estávamos de saída para uma viagem de uma semana, lembrei-me que não havia tirado o rádio da tomada. Corri de volta à casa, puxei o plugue e saí precipitadamente outra vez.
Mas eu tirei o plugue errado. Tirei o plugue do freezer… Por sete dias, então, um freezer cheio de comida ficou com a energia desligada em um apartamento abafado.
Quando voltamos para casa… adivinhe quem foi apontado como aquele que havia desligado o freezer – que portanto seria responsável por limpá-lo? Acertou. Assim, eu tive que trabalhar.
Qual é a melhor maneira de limpar um interior apodrecido? Eu sabia exatamente o que fazer. Apanhei um trapo e um balde de água com sabão e comecei a limpar o lado de fora do aparelho. Eu tinha certeza de que o odor desapareceria com um bom brilho. Então lustrei, poli e limpei. Quando terminei, o freezer poderia passar pela inspeção de botas dos fuzileiros navais. Ele estava reluzindo de tanto brilho.
Mas quando abri a porta, aquele freezer estava repugnante.
(Você está se perguntando, “Bem, que tipo de bobo faria isto?” Continue lendo e você verá.)
Não tem problema, eu pensei. Eu sabia o que fazer. Este freezer precisa de alguns amigos. Eu também iria cheirar mal, se tivesse a vida social de uma máquina em uma cozinha. Então dei uma festa. Convidei todos os aparelhos das cozinhas da vizinhança. Foi um trabalho duro, mas enchemos o nosso apartamento de geladeiras, fogões, micro-ondas e máquinas de lavar. Foi uma grande festa. Algumas torradeiras se reconheceram da loja de eletrodomésticos. Todos brincaram de fixar o plugue na tomada e deram boas risadas sobre garantias limitadas. Mas foram os liquidificadores que fizeram sucesso. Eles realmente misturaram bem.
Eu tinha certeza que a interação social curaria o interior do meu freezer, mas eu estava enganado. Eu o abri e o mau cheiro estava ainda pior!
E agora?
Tive uma ideia. Se um polimento não tinha adiantado, e a vida social não ajudou, eu daria ao freezer uma posição social!
Comprei um adesivo da Mercedes-Benz e o grudei na porta. Pintei uma gravata de cores vivas na frente. Coloquei um adesivo “Salvem as baleias” na parte de trás e instalei um telefone celular na lateral. Aquele freezer estava chique. Estava elegante. Estava… bacana. Joguei uma colônia sobre ele e lhe dei um cartão de crédito e um tapinha nas costas…
Então abri a porta, esperando ver um interior limpo, mas o que vi estava pútrido – um interior fedorento e repulsivo.
Só pude pensar em mais uma opção. O meu freezer precisava de um prazer de “alta-voltagem!” Eu imediatamente comprei para ele alguns exemplares da revista Playgeladeira – a publicação que mostra freezers com suas portas abertas. Aluguei alguns filmes sobre eletrodomésticos manhosos… E, até mesmo tentei marcar um encontro com o freezer Westinghouse da vizinha, mas ela lhe deu de ombros.
Depois de alguns dias de entretenimento e sobrecarga por horas, abri a porta. E quase fiquei doente.
Eu sei o que você está pensando. A única coisa pior que o humor do Max é o seu bom-senso. Quem iria se concentrar no lado de fora quando o problema está no lado de dentro?
Você quer mesmo saber?
Uma dona de casa luta com a depressão. Qual é a solução sugerida por uma amiga bem-intencionada? Compre um vestido novo.
Um marido envolvido em um caso amoroso que lhe traz tanto aventura quanto culpa. A solução? Mude de companhias. Saia com pessoas que não façam com que você se sinta culpado!
Um jovem profissional é atormentado pela solidão. A sua obsessão pelo sucesso o deixou sem amigos. Seu chefe lhe dá uma ideia. Mude o seu estilo. Faça um novo corte de cabelo. Ostente algum dinheiro.
Caso após caso, tentativas de tratar o lado de fora enquanto se ignora o lado de dentro – polir o exterior enquanto se ignora o interior. E qual é o resultado?
A dona de casa compra um vestido novo, e a depressão desaparece… por um dia, talvez. Então a sombra volta.
O marido encontra um bando de companheiros que aprovam o seu adultério. O resultado? Paz… até que todos vão embora. Então a culpa volta.
O jovem profissional consegue um novo visual e as pessoas notam… até que a moda mude. Então ele tem que sair correndo e comprar mais coisas para que não pareça fora de moda.
O exterior polido, o interior enferrujado; o lado de fora transformado, o lado de dentro hesitante. Uma coisa está clara. As mudanças cosméticas são apenas superficiais.
Você só muda sua vida, mudando seu coração. (Texto de Max Lucado, da obra The Applause of Heaven). E isso você não consegue fazer: É Jesus quem faz este milagre. Por que não pedir isso, agora?Jesus muda a minha vida agora, tira a sujeira do meu coração. Vem trazer a vida que só o Senhor pode me dá a vida espiritual...a vida eterna.... Pois todo aquele que clamar o nome do Senhor Jesus será salvo.
Como pode tantas pessoas conseguirem viver apenas de aparências? E em geral por por conveniência, conformismo ou outros interesses.

É triste viver desta forma, e tornando-se aos poucos uma pessoa vazia ou cheia de mágoas, ressentimentos e/ou frustrações, e em geral com o passar do tempo a tendência danosa deste tipo de vida acaba em brigas, ofensas, lares desfeitos entre tantas coisas ruins que podem acontecer. Falo com convicção por ter passado por muitas destes problemas.

A solução o próprio texto já aponta, peça a Jesus ajuda, entregue seu coração a Ele, ore regularmente pedindo ajuda, força, renovo ao seu espirito e seu coração, e promova isso também dentro da sua família, você e sua família irão ficar surpresos com as maravilhas e milagres que irão acontecer em suas vidas.

Amilton Menezes 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo