Pular para o conteúdo principal

Religião na criação das crianças

Como pais religiosos devem abordar a religião com seus filhos? Com que idade começar a fazer orações junto? Minha resposta é: Sempre! Desde que o bebê ainda está na barriga!
Eu e o Rinaldo sempre fomos Católicos praticantes. Nos conhecemos trabalhando em grupos de jovens, e até hoje somos palestrantes em encontros e cursos de noivos de nossa paróquia. Por isso, a religião para nós é algo que vem de dentro, faz parte de nossa vida.
Missa
Quando engravidei da Mariana, tivemos a graça de participar da missa diariamente durante toda a gravidez. Era muito legal como ela se mexia quando começavam as músicas... e dormia durante leituras ou outros momentos. Quando ela nasceu, não conseguíamos mais ir todo dia, mas de domingo, é sagrado, sempre vamos. E ela foi crescendo assim, participando conosco, indo a encontros conosco, rezando conosco. 
Na missa, escolhemos um lugar no meio, bem no corredor de passagem, onde os bancos ficam bem afastados, para que ela tenha espaço para se movimentar, pois, claro, ela não vai participar da missa sentadinha como nós adultos. Ela leva brinquedos, dança e louva nos horários de música, estende a mãozinha para dar a Paz, mas na maior parte, está brincando com seus brinquedinhos. O legal é que ela gosta de ir a missa, e fica feliz quando dizemos que hoje é domingo dia de missa. 
O Gabriel está começando, ainda não entende nada do que está acontecendo, mas adora quando começam as músicas mais animadas e o pessoal bate palmas. E assim, vamos acostumando nossos filhos a buscar a Deus como nós buscamos. 
Ouço pais falando que não vão porque os filhos fazem bagunça. Não acho certo deixar de ir... como o filho vai se acostumar se a gente não os levar? Eu levo livrinhos, brinquedos, mamadeira, bolachas... tudo para manter a criança ocupada durante o horário da missa pois... apesar de que aparentemente eles não estão participando de nada, sua percepção está recebendo mais do que imaginamos!!!
Oração
A oração sempre fez parte do nosso cotidiano, então queremos que faça parte da vida dos nossos filhos também. Falar sobre o Papai do Céu e, como Católicos, sobre a Mãezinha do Céu é muito comum em casa. 
Na hora de dormir, normalmente nos dividimos. Eu faço o Biel dormir e o papai faz a Mari, mas sempre fazemos uma oração junto das crianças antes de dormir. 
Mesmo o Biel não entendendo, ele ouve a oração. A Mari já está na fase de orar junto. Sempre agradecemos pelo dia, ela normalmente vai interrompendo o que vamos dizendo para "contar" pro Papai do Céu o que aconteceu no dia dela, acho lindo! Além disso, quando pedimos proteção e o Espírito Santo, ela vai nomeando os amiguinhos e as "tias" da escola que ela quer que sejam abençoados. 
É muito comum ver casais que eram atuantes na Igreja nos tempos de grupos de jovens, e hoje, com filhos, se distanciaram... e são muitos os motivos: a correria, o cansaço, muito trabalho, os filhos bagunçam... realmente não é fácil. Mas... é preciso ter o propósito.
Sempre falamos em nossas pregações: todos nós temos problemas... quem busca a Deus e quem não busca. A diferença é que, quem busca tem mais força, sabedoria e esperança.  Quem não busca a Deus, muitas vezes se desespera!
Tudo o que é bom, queremos oferecer para nossos filhos. Comida saudável, bons médicos, boa escola... Vamos levar a eles também o principal: Deus! Que possamos levar nossos filhos a vivenciar nossa fé! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo