Pular para o conteúdo principal

VIA SACRA DA JMJ RIO 2013 – com explicações


Padre Joãozinho,
VIA SACRA DO JOVEM SOLIDÁRIO[1]

[1] O “jovem solidário” é Jesus que “carregou sobre si as nossas dores” (Is 53,4). Procuramos valorizar o diálogo dos jovens com Cristo no caminho da cruz. O mestre é o protagonista deste momento de oração. O objetivo é que os jovens tenham n’Ele uma referência que os questione e provoque a seguí-lo como discípulos-missionários. Toda a estrudura da via-sacra é inspirada e perpassaada pelo convite de Jesus: “Quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz e siga-me!” (Mt 16,24)
Quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz e siga-me! (Mt 16,24)
Textos: José Fernandes de Oliveira (Pe. Zezinho, scj)[1]
João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, scj)
“Diante das dificuldades do mundo contemporâneo, muitos se perguntam: E eu, o que posso fazer? A luz da fé ilumina esta escuridão, fazendo-nos compreender que toda existência tem um valor inestimável, porque é fruto do amor de Deus. Ele ama mesmo quem se distanciou ou esqueceu d’Ele: tem paciência e espera; mais que isso, deu o seu Filho, morto e ressuscitado, para nos libertar radicalmente do mal. E Cristo enviou os seus discípulos para levar a todos os povos este alegre anúncio de salvação e de vida nova.”[2]
Bento XVI (Mensagem para a JMJ RIO 2013)
Santo Padre: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM
Santo Padre: Nós te adoramos e te bendizemos, Senhor Jesus Cristo, redentor da humanidade.[3]
TODOS: Tua entrega na cruz nos dá a Vida, mostra o Caminho, revela a Verdade![4]
Santo Padre: OREMOS. Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e n’Ele, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.[5]
TODOS: AMÉM
Um Jovem: 1º ESTAÇÃO – Jesus é condenado à morte
Uma jovem: Um inocente foi condenado
MISSIONÁRIO DE FRONTEIRA[6]
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui![7] Fui atraído pelo teu divino Coração. Venho das fronteiras do mundo. Sou missionário e encontro no meu caminho muitos jovens inocentes que todos os dias são condenados à morte pela pobreza, pela violência e por todo tipo de consequências do pecado que nos machuca desde as origens da humanidade. Quero seguir teus passos na certeza de que tudo posso n’Aquele que me fortalece e se Deus é por nós, quem será contra nós?[8]
SOLISTA:         Ele trouxe um projeto de vida
Ele quis libertar os irmãos
Veio propor que seu povo tomasse a história nas mãos
E foi condenado a morrer
Um Jovem: 2ª ESTAÇÃO – Jesus toma a cruz aos ombros
Uma jovem: Assumiu uma cruz que não era dele
JOVEM CONVERTIDO
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Fui convertido pelo teu divino Coração. Tomaste sobre os ombros minhas dores e misérias.[9] Era minha a cruz que te feriu. Quero completar o teu sacrifício em minha vida, deixando-me tocar por tão grande amor e dando testemunho com as palavras e com o exemplo ali onde o mundo precisa.[10]Levarei para sempre a tua cruz no meu peito e as tuas palavras no meu coração. Quero ser instrumento deste amor que nunca se cansa de amar.[11]
SOLISTA:         Ele disse que a vida é coragem
Que é preciso lutar sem cessar
Veio ensinar que é preciso mudar o que é trevas em luz
E eis que lhe dão uma cruz[12]
Um Jovem: 3ª ESTAÇÃO – Jesus cai pela primeira vez
Uma jovem: A cruz foi ficando pesada
VOLUNTÁRIO EM COMUNIDADE DE RECUPERAÇÃO
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Nas quedas sou animado pelo teu humilde Coração.[13] Sou voluntário numa comunidade de recuperação de jovens que caíram na dependência química. São vítimas de um comércio violento e cruel. São desfigurados e correm o risco de permanecer no chão. Vejo teu rosto na face de cada um deles.[14]Ensina-me a ser como o bom samaritano que, para além dos discursos, tem coragem de levantar quem está caído à beira do caminho e cuidar de suas feridas.[15] Neste gesto de solidariedade salutar, ensina-me que somente em ti encontraremos a total transfiguração.
SOLISTA:         Ele disse que a vida é ternura
Que é preciso saber perdoar
Veio mostrar que até mesmo quem erra tem Deus como Pai
E ao peso da cruz ele cai
Um Jovem: 4ª ESTAÇÃO – Jesus encontra sua aflita mãe
Uma jovem: Dor de filho, dor de mãe!
UMA JOVEM FALA EM NOME DAS MÃES
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Contemplo a profunda comunhão de amor entre o teu Coração e o coração de tua mãe. É uma comunhão redentora![16] Aquela troca silenciosa de olhares no caminho da cruz fala mais do que qualquer discurso ou palavra. A dor do filho é realmente a dor da mãe. Isto me faz pensar nas lutas em favor da vida da sua concepção até o seu fim natural.[17] Nós mulheres temos uma vocação muito forte para defender tudo o que vive. Não podemos aceitar a violência de quem se acha no direito de interromper uma vida indefesa.[18] Queremos proclamar com tua mãe: O Senhor fez em mim grandes coisas. Derruba do trono os arrogantes e eleva os humildes. Manifesta a força de seu braço e nos sustenta nos caminhos da nova evangelização.[19]
SOLISTA:         Ele via o valor das mulheres
E as mulheres buscou libertar
Veio mostrar que a mulher traz em si o mistério do ser
E vê sua mãe a sofrer
Um Jovem: 5ª ESTAÇÃO – Simão Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz
Uma jovem: Converteu-se enquanto ajudava Jesus
SEMINARISTA
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Fui chamado pelo teu divino Coração. Sou um jovem vocacionado a caminho do sacerdócio. O teu apelo ressoa muito forte no meu interior: Quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz e siga-me! Mas nem sempre compreendo que a luz passa pela cruz. Ao carregar um pouco do teu fardo quero aprender os caminhos da configuração a ti. Que um dia eu possa dizer: eu vivo, mas não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim.[20] Faz de mim um ministro transparente.[21] Livra-me da tentação dos primeiros lugares e ensina-me a ser um bom pastor, que dá a vida para congregar teu povo na unidade.[22]
SOLISTA:         Sua cruz carregava cansado
Esmagado de tanta opressão
E eis que um colono que chega do campo levou sua cruz
Sofria também com Jesus
Um Jovem: 6ª ESTAÇÃO – Verônica enxuga o rosto de Jesus
Uma jovem: A mulher que não se calou
CONSAGRADA QUE LUTA PELA VIDA
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Sou consagrada ao teu divino Coração no serviço ao meu irmão. Não posso me calar quando encontro nas vias-sacras da vida tantas vítimas de uma “cultura de morte”: mulheres prostituídas e famílias na miséria, enfermos sem atendimento e idosos desprezados, migrantes sem terra e jovens desempregados, pessoas excluídas da cultura digital e minorias tratadas com preconceito… a lista é grande, meu Senhor.[23] Ao enxugar as lágrimas, o suor e o sangue do rosto destes irmãos e irmãs vejo maravilhada que a tua face fica estampada no lenço da minha solidariedade.[24] Ensina-me a sempre unir mística e militância, fé e vida, céu e terra, porque o Pai é nosso e somos irmãos, mas o pão também é nosso e somos cristãos, ou seja, gente que acredita no milagre de repartir.
SOLISTA:         Tinha um rosto de homem do povo
Tinha marcas de luto e de dor
Tanto sofreu que de escarros e sangue se desfigurou
Mas alguém o seu rosto enxugou
Um Jovem: 7ª ESTAÇÃO – Jesus cai pela segunda vez
Uma jovem: Quem caiu subindo, caiu para o alto!
CASAL DE NAMORADOS
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-nos aqui! Encontramos em teu Coração a nossa morada. Desde que começamos a namorar ensaiamos o jeito certo de construir uma família que tem papel fundamental na transmissão da fé e da vida.[25] Contemplando a tua paixão entendemos que tudo isso foi por amor. Aprendemos, porém, que as nossas paixões não são um fundamento seguro. Só constrói sobre a rocha, quem edifica no amor.[26] Dá-nos a sabedoria de começar a construção pelos fundamentos e não pelo telhado.[27] Ensina-nos que cada escolha exige renúncias. Se cairmos, Senhor, seja sempre avançando e nunca desistindo. Mesmo nas quedas, não permita que nos afastemos de ti.
SOLISTA:         Ele disse que a vida é um presente
Para quem não parou nem cansou
Leva nos ombros com garra e coragem a cruz dos irmãos
E mais uma vez cai ao chão
Um Jovem: 8ª ESTAÇÃO – Jesus consola as mulheres de Jerusalém
Uma jovem: Vocação de mulher: do berço até a cruz
UMA JOVEM
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! No teu Coração tão humano aprendi o valor salvífico do sofrimento e da dor.[28] Completo na minha carne o que falta aos teus sofrimentos pelo teu Corpo, que é a Igreja.[29] Não posso esquecer que a redenção se realizou pela tua cruz, ou seja, pelo teu sacrifício. Isto me ensina que a dor faz parte da condição humana e é tocada inteiramente pelo teu amor que salva. Isto não me leva a uma resignação alienada, mas me faz consciente de que algumas dores são oportunidades para me unir à tua cruz. É um mistério que apenas quem sofre unido a ti pode discernir na medida certa. Ensina-me que na hora da dor melhor do que falar sobre Deus é falar com Deus.[30] A prece consola mais que a explicação.
SOLISTA:         No caminho por onde ele ia
A sofrer quase só sem ninguém
Algumas mulheres chorando seguiram Jesus sofredor
Eram mães solidárias na dor
Um Jovem: 9ª ESTAÇÃO – Jesus cai pela terceira vez
Uma jovem: Depois disso, não mais caiu!
ESTUDANTE CADEIRANTE
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! No teu Coração de mestre encontrei a Verdade.[31] Venho do mundo dos estudos. Eles fazem parte da minha missão neste momento. O conhecimento e a ciência me encantam, mas muitas vezes me seduzem e até induzem a imaginar que não preciso de ti. Mas meu coração tem sede de um amor e de uma verdade que superam os amores e as verdades desta terra.[32] Apenas na tua Verdade encontro a sabedoria eterna. E neste tesouro encontro as forças para não mais cair. Apenas quem encontra a Verdade, para além dos limites do corpo, fica verdadeiramente de pé.
SOLISTA:              Outra queda e já é a terceira
E ele cai de cansaço no chão
É como tantos que sofrem de fome de amor e de pão
E sucumbem de tanta opressão
Um Jovem: 10ª ESTAÇÃO – Jesus é despojado de suas vestes
Uma jovem: Era pobre e mais pobre morreu!
JOVEM DAS REDES SOCIAIS
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Teu Coração me ensina tantas maneiras de promover a comunhão.  Faço parte desta geração que nasceu conectada por meio da Internet. Sei que as redes sociais são uma possibilidade para construir relações verdadeiras, mas exigem muita atenção para não ficar refém das forças de dispersão que despojam a juventude de sua identidade. A manipulação da inteligência é uma delas. Isto nos pode levar à alienação dos direitos religiosos, sociais e até políticos. Olhando para o teu despojamento total no caminho da cruz eu peço em nome de minha geração: que a tua graça nos ensine os caminhos para evangelizar o “continente digital” e nos deixe atentos à possivel dependência ou confusão entre o real e o virtual, correndo o risco de dispensar o encontro com as pessoas por contatos na rede.[33]
SOLISTA:         Arrancaram-lhe as vestes que tinha
Sortearam a que lhe restou
Tão despojado e não tendo mais nada a si mesmo se deu
Era pobre e mais pobre morreu
Um Jovem: 11ª ESTAÇÃO – Jesus é pregado na cruz
Uma jovem: Feita de dois riscos foi a sua cruz
JOVEM DA PASTORAL CARCERÁRIA
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! No teu divino Coração encontrei a verdadeira liberdade. Estou consciente daquilo que disse João Paulo II: “a pior das prisões é um coração fechado”.[34] Milhões de jovens estão presos cumprindo pena por um erro cometido. Teu olhar de perdão no alto da cruz me faz pensar que é possível mudar de vida. Ensina-me que a tua cruz uniu a terra e o céu e os teus braços abertos acolhem a todos, até quem está na prisão.[35] É bom saber que amas não apenas quem é justo e santo, mas também o pecador.[36] Obrigado, Senhor, pela tua imensa compaixão!
SOLISTA:         Tendo dois assaltantes ao lado
Foi pregado na cruz que levou
Crucificado, agredido insultado, Jesus perdou
Ao algoz que o feriu e matou
Um Jovem: 12ª ESTAÇÃO – Jesus morre na cruz
Uma jovem: O autor da vida aceitou morrer
DOENTE TERMINAL
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Em teu Coração encontrei a vida e a vida em plenitude. Conheces bem os limites de minha condição física. Vivo um tempo difícil de purificação. A doença é a minha cruz. Aceita-me unido a ti neste momento. A certeza de que estás comigo faz cada minuto ser eterno. Gostaria de viver muitos anos, mas o que é isso diante da eternidade? Então, Senhor, fortalece em mim a fé, a esperança e a caridade. E que eu escute de tua boca a frase que consolou tantos doentes e sofredores: “Tua fé te salvou, vai em paz!”[37]
SOLISTA:         Esmagado ferido e vencido
Derrotado ele nem reagiu
Agonizou e expirou como quem nada pode fazer
É a vida que vemos morrer
Um Jovem: 13ª ESTAÇÃO – Jesus é descido da cruz
Uma jovem: Maria e os discipulos o descrucificaram
SURDO EM LIBRAS
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! É maravilhoso escutar as lições do teu divino Coração. Passo os dias no silêncio de sons e palavras. Não consigo ouvir com os ouvidos, mas escuto tua voz em meu coração. Ao ver-te descido da cruz, repousar no colo piedoso de tua querida mãe, sinto que todos os discursos são insuficientes e uma única palavra já é demais. Existem momentos em que o silêncio e a contemplação falam muito mais. Ensina-me a descrucificar os meus irmãos. Que o meu testemunho seja um silencioso grito de amor e de solidariedade.[38]
SOLISTA:         Parecia estar tudo acabado
Jesus Cristo descia da cruz
Morto e sem vida Maria o recebe sem nada falar
É meu povo que eu vejo a chorar
Um Jovem: 14ª ESTAÇÃO – Jesus é sepultado
Uma jovem: Semeado no silêncio fecundo
JOVENS: EUROPEU DO LESTE, EUROPEU, AFRICANO, NORTE AMERICANO, LATINO-AMERICANO E CARIBENHO, ASIÁTICO E OCEÂNICO
Senhor Jesus, Cristo Redentor, aqui estamos, envia-nos![39] Queremos ser um só coração e uma só alma. Iremos a todas as nações da terra para dar testemunho de que encontramos o verdadeiro caminho para a vida. A semente de tua Palavra caiu em nossos continentes. Não ficará sepultada na terra. Ensina-nos a cultivá-la para que nasçam os frutos de uma nova evangelização.[40]
- Que o Leste Europeu seja marcado pela paz e pela liberdade religiosa.
- Que a Europa supere a agressiva onda de secularização pelo anúncio corajoso da fé.
- Que a África supere a violência e construa a Igreja como família e a família como Igreja.
- Que a América do Norte reconheça as culturas que afastam do Evangelho.
- Que a América Latina e o Caribe encontrem caminhos para superar a injustiça e a violência.
- Que a minoria cristã da Ásia seja presente como semente fecunda, mesmo quando perseguida.
- Que a Oceania sinta mais fortemente o compromisso de anunciar o Evangelho!
SOLISTA:         Sepultado na rocha mais fria
Nada mais se podia esperar
Ia com ele o projeto de vida que veio ensinar
É meu povo escondido e a rezar
SOLISTA:         Acontece que a vida é mais forte
E da morte Jesus retornou
E na manhã da vitória Jesus o sepulcro deixou
É meu povo que ressuscitou
Santo Padre: Nós te adoramos e te bendizemos, Senhor Jesus Cristo, redentor da humanidade.
TODOS: Tua entrega na cruz nos dá a Vida, mostra o Caminho, revela a Verdade!
Santo Padre: OREMOS. Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos missionários da nova evangelização.[41]
TODOS: AMÉM

[1] IMPORTANTE: Incluímos estas notas apenas para que seja possível verificar onde buscamos a inspiração para os nossos textos. Naturalmente elas não estarão na versão que será disponibilizada para os participantes. Evitamos citações literais para garantir a ênfase oral dos textos a serem pronunciados por jovens durante a via-sacra.
[2] BENTO XVI, Mensagem para a JMJ RIO 2013, nº 1. Este breve e profundo texto iluminou todo o nosso trabalho de elaboração.
[3] Destacamos aqui o Cristo Redentor, não apenas como imagem, mas como dimensão salvífica que é a experiência marcante de quem faz a via-sacra.
[4] O destaque é para a atitude oblativa de Cristo: “vossa entrega na cruz” (cf. Hb 10,7).
[5] Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude RIO 2013, 1ª estrofe.
[6] O tipo de jovem de cada uma das estações foram escolhidos em uma reunião promovida pelo COL.
[7] Esta frase é repetida em todas as estações e é inspirada na Mensagem de Bento XVI para a JMJ RIO 2013: “A conhecida estátua do Cristo Redentor, que se eleva sobre àquela bela cidade brasileira, será o símbolo eloquente deste convite: seus braços abertos são o sinal da acolhida que o Senhor reservará a todos quantos vierem até Ele, e o seu coração retrata o imenso amor que Ele tem por cada um e cada uma de vós. Deixai-vos atrair por Ele!”
[8] Cf. Fil 4,13; Rm 8,31-32.
[9] Cf. Is 53,4.
[10] BENTO XVI, Mensagem para a JMJ RIO 2013: “Vivei essa experiência de encontro com Cristo, junto com tantos outros jovens que se reunirão no Rio para o próximo encontro mundial! Deixai-vos amar por Ele e sereis as testemunhas de que o mundo precisa.”
[11] Cf. SANTO AGOSTINHO, In Io. Ep. tr. 5, 7 “Quando se ama, um não se cansa, ou se se cansa, este cansaço é amado”.
[12] Estas estrofes são uma composição praticamente inédita de Pe. Zezinho, scj na década de 1980 que foram resgatadas para esta via-sacra.
[13] Cf. Mt 11,29.
[14] Puebla 31-39.
[15] Cf. Lucas 10,25-37. O texto é citado em: BENTO XVI, Mensagem para a JMJ RIO 2013: “Como o bom Samaritano, devemos manter-nos solidários com quem encontramos, sabendo escutar, compreender e ajudar, para conduzir, quem procura a verdade e o sentido da vida, à casa de Deus que é a Igreja, onde há esperança e salvação.”
[16] O horizonte aqui é o da colaboração de Maria no Plano da Salvação pela sua “mediação subordinada”. Cf. Lumen gentium 62.
[17] Cf. Catecismo da Igreja Católica nº 2270: “A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida.”
[18] É uma clara referência ao aborto. Na reunião com o COL achamos importante aludir ao tema sem falar a palavra “aborto”.
[19] Cf. Lc 1,46-55, da maneira como aparece citado na Mensagem Final do Sínodo da Nova Evangelização para a transmissão da fé (Vaticano de 7 a 28 de outubro de 2012): “Minha alma proclama a grandeza do Senhor [...] O Poderoso fez em mim grandes coisas” (Lc 1,46. 49). Nós fazemos as palavras de Maria nossa: o Senhor realmente fez grandes coisas para a sua Igreja ao longo dos séculos, em várias partes do mundo e nós queremos engrandecer ele, certo de que ele não vai deixar de olhar para a nossa pobreza, a fim de mostrar a força de sua braço em nossos dias e para nos sustentar no caminho da nova evangelização.”
[20] Cf. Gal 2,20.
[21] Cf. As palavras de Bento XVI aos seminaristas espanhóis em 10.05.2012. http://pt.radiovaticana.va/bra/articolo.asp?c=586903
[22] Cf. JOÃO PAULO II, Exortação Apostólica Pós-sinodal Pastores dabo vobis (1992).
[23] Esta lista foi extraída do Documento de Aparecida (CELAM), nº 65 e nº 402.
[24] Cf. Mt 25,31-46.
[25] Mensagem Final do Sínodo da Nova Evangelização para a transmissão da fé, nº 7. “Apesar da diversidade de suas situações geográficas, culturais e sociais, todos os Bispos do Sínodo reconfirmaram este papel essencial da família na transmissão da fé.”
[26] Cf. Mt 7,24-27.
[27] Foi a forma que encontramos para aludir à importância, inclusive pedagógica, da castidade no namoro.
[28] Todo este texto foi contruído inspirado em JOÃO PAULO II, Carta Apostólica Salvifici Doloris (1984), de modo especial nos nº 1-4.
[29] Cf. Col 1,24.
[30] Esta ideia é inspirada no pré-texto do livro de Jó. Recentemente Bento XVI retomou esta ideia Na audiência geral de quarta-feira, 28 de novembro de 2012. “Como falar de Deus em nosso tempo? Como comunicar o Evangelho para abrir caminhos para a sua verdade salfífica?” O papa recorda que somente pode falar de Deus com eficácia quem teve um encontro pessoal com Jesus Cristo. Além disso o papa disse explicitamente na Mensagem à JMJ RIO 2103: “[…] para poder falar de Deus, devemos primeiro falar com Deus.” (nº 6)
[31] O horizonte de redação desta estação foi inspirado em: JOÃO PAULO II: Encíclica Fides et Ratio (1998); e em: BENTO XVI, Encíclica Caritas in Veritate (2009).
[32] Cf. SANTO AGOSTINHO, Conf. 1,1,1.
[33] Todo este texto foi inspirado em BENTO XVI, Mensagem para a JMJ RIO 2013: “A vós, jovens, que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete de modo particular a tarefa da evangelização deste “continente digital”» (Mensagem para o XLIII Dia Mundial das Comunicações Sociais, 24 de maio de 2009). Aprendei, portanto, a usar com sabedoria este meio, levando em conta também os perigos que ele traz consigo, particularmente o risco da dependência, de confundir o mundo real com o virtual, de substituir o encontro e o diálogo direto com as pessoas por contatos na rede.”
[34] JOÃO PAULO II, Mensagem aos encarcerados em 16 de maio de 1985.
[35] Cf. Mt 25,43.
[36] Cf. Rm 5,8.
[37] Cf. Lc 8,48.
[38] Esta estação fala fortemente da misericórdia e da compaixão.
[39] Cf. Is 6,8.
[40] Todo este texto é inspirado na Mensagem Final do Sínodo da Nova Evangelização para a transmissão da fé, nº 13.
[41] Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude RIO 2013, 2ª estrofe. Destacamos que esta segunda estrofe é trinitária e se adequa perfeitamente ao encerramento previsto para a via-sacra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo