Pular para o conteúdo principal

A atitude do Cristão:



A atitude do Cristão: Fé sem obras é fé morta!




SEJAMOS O CORAÇÃO E OS BRAÇOS DE JESUS!








Após meditar profundamente sobre a parábola do Bom Samaritano, e fiquei a pensar: Como seria esse mundo se cada um de nós, discípulos de Cristo, realmente fizessemos algum bem a um desses caídos à beira do caminho?






No mundo de hoje, onde a maioria das pessoas estão mais preocupadas em ter do que ser, o cristão católico corre o sério risco de minimizar suas atitudes de cristão e de verdadeiro discípulo de Jesus. A oração em nossa vida é muito valiosa, pois nos mantem firmes na fé e confiantes no cumprimento das promessas de Jesus em nossas vidas. Devemos rezar sempre e confiar na Misericórdia de Deus e no Sagrado Coração Misericordioso de Jesus.






Entretanto, oração ou fé sem obras é morta. É preciso agir e fazer verdadeiramente alguma coisa para minimizar o sofrimento de tantos irmãos e irmãs carentes das mais diversas necessidades. Precisamos ser de fato o coração de Jesus aberto para amar a todos e ser também os seus braços para abraçar e ajudar os que precisam de nós. Deus precisa de nossa ajuda para realizar suas obras no mundo.






Em nossas orações, além de rezarmos por nossa saúde e por nossa família, rezamos também pelos drogados, pelos marginalizados, pelos pobres, pelos doentes, pelos injustamente encarcerados e por todos a quem se recomenda nossa oração.

Assim, caríssimos irmãos e irmãs, é fundamental nos conscientizarmos de que é preciso também agir, executar a obra de caridade que esteja ao nosso alcance, e se confiarmos na providência divina temos a certeza de que Deus vai abrir os caminhos para a realização de nossas intenções.

No caso do Bom Samaritano, a parábola nos conbta que ele socorreu e tratou as feridas do moribumdo, colocou-o sobre seu próprio cavalo e o levou a uma estalagem, pagou as despesas, deixou duas moedas de prata para que o dono da pensão cuidasse dele e ainda disse que voltaria depois para ressarcir o que fosse gasto a mais com aquele irmão que estava em dificuldades. Em uma primeira análise, podemos pensar "Ele tinha recursos para socorrer aquele homem, mas eu não tenho..."

Entretanto, isso não pode ser uma desculpa para que não façamos nada por aqueles que precisam de nós, uma vez que podemos agir de várias formas, e mesmo porque no mundo de hoje, uma pessoa só não teria recursos suficientes para tratar e cuidar de tantos necessitados abandonados e jogados pelas ruas, mas repito: isso não é desculpa para não agirmos e cruzarmos os braços...

Em termos práticos, além de rezarmos por nós mesmos, também:

Rezamos pelos pobres e desabrigados. Mas o que estamos fazendo de concreto para ajudar na alimentação, no vestir e no abrigo desses pobres? Fé sem obras é fé morta!

Rezamos pelos drogados e contaminados pelos vícios. Mas a que instituição estamos ajudando a tirar esses irmãos e irmãs da droga e do vício? Fé sem obras é fé morta!

Rezamos pelos doentes. Mas quantas vezes visitamos os hospitais ou pessoas que sofrem em suas casas muitas vezes sem nenhum auxílio? Fé sem obras é fé morta!

Rezamos pelos Padres e Evangelizadores. Mas o que estamos fazendo de concreto para ajudá-los em seu trabalho? Fé sem obras é fé morta!


Muitas vezes a gente sente que precisa fazer algo por alguém ou alguma caridade, mesmo que seja para aliviar nossa consciência quando meditamos a Palavra de Deus, mas na maioria das ocasiões nós estamos tão envolvidos com nossos próprios problemas que sequer pensamos que uma simples palavra de apoio e de encorajamento a um desses irmãos e irmãs necessitados ou um sorriso ou um abraço ou simplesmente escutar o que o outro tem a dizer já aliviaria muito seu sofrimento.

Muitos dos que vivem ao nosso lado em casa, no trabalho, na igreja e por onde passamos, precisam apenas de uma palavra de incentivo e de amor para tomarem coragem e ir em busca de uma vida melhor. E todos nós, cristãos seguidores de Cristo somos capazes de fazer isto... E apenas recordando: quantas vezes ao ver um mendigo à nossa frente, nós desviamos dele e até passamos para o outro lado da rua... Não quero com isso deixar ninguém constrangido, porque eu confesso e peço perdão, pois também já fiz isso, mesmo não sendo uma atitude cristã...

Tenho o caso de uma pessoa da família que se deixou viciar em drogas. Eu sempre rezei por ele diariamente em todas as minhas orações para que ele saísse das ruas e voltasse para casa, mas ele foi completamente abandonado por todos da família, inclusive por mim, e finalmente cheguei à conclusão de que Deus não ia mandar um anjo do céu para tirar ele dessa vida. Foi um tio dele (que se diz ateu) que o socorreu e chamou os parentes à razão mostrando com ação que não adianta nada ficar só rezando e não fazer coisa alguma para ajudar. Assim, foi possível tirá-lo da rua, tratá-lo e ajudá-lo a recomeçar a vida... Não foi fácil, não é fácil e não vai ser fácil terminar esta obra, pois as recaídas acontecem, mas sabemos o que fazer, porque Deus nos ilumina a cada dia para resolver as situações que esse membro da família criou e continua criando...

É fato que para realizar algumas obras se necessita de recursos financeiros e muitas vezes o que temos mal dá para o nosso sustento, mas se ficarmos apenas lamentando isso e não buscarmos os meios de realizar santas obras, nada vai acontecer...



Quando confiamos em Deus e nos propomos a fazer algo pelos mais necessitados, Deus abre as portas e mostra o caminho a seguir...

Tenho recebido a ajuda de alguns irmãos e irmãs, e, esses poucos recursos tem ajudado a minimizar o sofrimento de algumas famílias, mas ainda há muito a ser feito. Tenho certeza de que Deus está inspirando mais e mais pessoas a colaborar com nossa obra, que não é só de evangelização, mas também de atitude prática para ajudar a tornar este mundo um pouco mais humano para que mais sofre. Sozinho eu não posso fazer muito, mas juntos podemos transformar a nossa sociedade.

Em cada situação, se você não pode fazer nada sozinho, peça ajuda aos vizinhos, aos irmãos da comunidade, ao padre, ao bispo, às instituições dedicadas ao trabalho necessário para resolver a situação ou a quem quer que seja. Você e eu não somos os "Salvadores da Pátria", mas somos cristãos e precisamos praticar o que Jesus nos ensina a todo momento.

Pense nisso, avalie as possibilidades e como cristão, peça a Deus que te ilumine com a sabedoria necessária para buscar uma alternativa para realizar efetivamente algo para melhorar o mundo a sua volta. Não é preciso mudar o mundo todo de uma vez, e cada atitude de cada cristão em busca da felicidade do irmão ao seu lado, dará início a uma transformação única e divina, pois o exemplo de vida é o que mais influencia as pessoas no caminho do bem.

Coloque seu coração para bater na mesma sintonia do amor de Jesus e que seus braços sejam os braços de Jesus a ajudar os irmãos e irmãs a se levantarem. Somos cristãos e nosso exemplo ao seguir fielmente a Palavra de Deus é o maior meio de Evangelização.

PENSE NISSO E TOME UMA ATITUDE REALMENTE CRISTÃ!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo