Pular para o conteúdo principal

As Riquezas da Igreja


Por: Eduardo Moreira 

O mundo de hoje, com certa hipocrisia, anda a interpretar livremente o Evangelho a seu bel prazer impondo fardos pesados nos outros e retirando os mais leves de cima de si. Não raras as vezes vemos pessoas dizendo que o Vaticano deveria vender seu patrimônio para matar a fome dos pobres enquanto esses mesmos não doam sequer 10 centavos para um mendicante nas ruas, sempre com o mesmo argumento de que “ele vai comprar droga”. Cabem, entretanto, algumas considerações acerca da riqueza da Igreja.
Primeiramente, conta-se uma história de que o Papa Paulo VI teria vendido sua tiara papal para simbolizar o despojamento das riquezas. Com o dinheiro obtido, esse Papa teria comprado comida para os pobres. No dia seguinte, a economia continuava igual, a desigualdade social não tinha diminuído e ninguém tinha se tornado mais rico por causa desse nobre ato. Os mesmos pobres que tinham saciado sua fome estavam novamente com fome nas ruas mendigando um prato de comida. É claro que esse ato do Papa foi um símbolo de humildade, mas sendo nós francos (e com todo respeito que devemos ter pelo Papa), qual foi a contribuição efetiva pra esse ato na mudança da vida das pessoas? Em termos materiais, nenhuma. Talvez reste hoje uma vaga lembrança na memória das pessoas sobre o Papa que vendeu sua tiara papal, mas penso que muito pouca gente se lembra disso ou já leu algo sobre.
O que esses céticos que tanto criticam a Santa Sé não sabem é que eles não têm a menor noção do real valor das coisas que estão no Vaticano e nem do que elas representam. Como um exemplo da estupidez materialista desses cético lembro que não é incomum ver pessoas divulgando a foto do Papa Emérito Bento XVI sentado em um trono, supostamente de ouro, que, se fosse vendido daria pra comprar comida pra milhões de famintos. Até hoje não sei se todo esse alarme por causa “do tal trono de ouro“ é tolice ou pura má-fé. A verdade é que o trono papal não é de ouro, mas sim de madeira recoberta por uma fina camada de bronze. Como diz o ditado, nem tudo o que reluz é ouro. O trono papal é amarelo dourado, mas não é de ouro e certamente não mataria a fome do mundo inteiro.
Em segundo lugar, o papel da Igreja é exercer a bondade e não resolver grandes mazelas sociais que estão totalmente fora de seu alcance. O que a Igreja pode fazer, e tem feito muito bem, é criar instituições caritativas e apelar aos mais ricos para que perdoem as dívidas dos mais pobres ou para que sejam caridosos. Não são raros os documentos papais que pedem a caridade às pessoas e não vou citá-los porque um texto não seria suficiente para tal. Outra contribuição da Igreja para resolver as mazelas da sociedade é defender os valores morais porque sem eles o coração se torna duro e a sociedade fria, incapaz de ajudar os mais necessitados. Por fim, a Igreja elaborou sua Doutrina Social que jamais foi colocada em prática em nenhum país, mas se fosse certamente diminuiria muito a pobreza.
Em terceiro lugar, mesmo que o Vaticano quisesse vender suas “riquezas” não poderia, mesmo porque a maior riqueza da Igreja são as pessoas e não seus tesouros. Diz um conto que certa vez um prefeito perverso pediu a São Lourenço, diácono da Igreja Primitiva, que lhe desse todas as suas riquezas para que a cidade pudesse enviá-las à Roma. De fato, a comunidade de São Lourenço era rica e ele, como diácono, administrava essa riqueza. São Lourenço teria então reunido todos os mendigos, doentes, viúvas e órfãos e, apresentando-os ao prefeito, teria dito: aqui estão nossas maiores riquezas. Enfurecido, o prefeito teria queimado São Lourenço vivo em um braseiro feito no chão. Dizem até que São Lourenço, dono de um humor típico de quem tem uma fé inquebrável, teria dito: vire-me do outro lado porque esse já está bem tostado. E assim morreu esse doutor da humildade, um dos maiores mártires da Igreja Católica. Quanto às riquezas materiais das quais dispõe o Vaticano atualmente, essas não podem ser vendidas porque são patrimônio da humanidade. Mesmo sendo consideradas peças caras as obras em poder da Igreja não tem valor efetivo nenhum, afinal, esse patrimônio não rende nada a ninguém. Em resumo, faz tanto sentido pedir que Roma venda seus “tesouros” quanto pedir a venda de tudo o que existe nos museus do mundo. Cabe aqui uma pergunta, intrigante aos hipócritas que defendem a igualdade social: quem compraria bens tão caros, segundo as palavras dos pseudo-socialistas, senão os grandes detentores do capital mundial? Quer dizer, essas pessoas defendem que os maiores ricos do mundo comprem os bens da Igreja tornando-se ainda mais ricos. Muito coerente!
Em quarto lugar, se quebrarem a maior instituição caritativa do mundo, quem ficará em seu lugar? Quem arcará com os milhares de orfanatos, hospitais, azilos e outras instituições beneficentes da Igreja? Os socialistas? Ou será que seriam os mesmos extra-terrestres que, segundo Richard Dawkins, teriam plantado a vida na terra? Talvez a Richard Dawkins Foundation pudesse fazer isso. Enfim, nossos especialistas em resolver as mazelas africanas não pensaram nesse detalhe (aliás, penso que nem saibam pensar de fato).
O que mais chama a atenção é que muitas pessoas que criticam os bens da Igreja nunca fizeram nada para mudar o mundo. Defendem regimes autoritários e assassinos que, muito distante de matar a fome dos pobres, deram a esses bastante companhia como em Cuba, por exemplo.
A verdade é que esse argumento de que a Igreja deveria vender seus bens casa-se perfeitamente com o pensamento ateísta militante, o mesmo presente nos países socialistas que levaram tantos cristãos ao fuzilamento pelo simples fato deles serem cristãos. Essa ideia de que a Igreja deveria vender tudo o que tem tenta esconder, no fim das contas, um profundo desejo de que Ela deixe de existir. Aos que têm tal desejo, eu sinto informar mas Deus assegurou que a Igreja estaria presente entre nós até o fim dos tempos. Ela é uma força contra a qual não adianta lutar porque é o próprio Deus quem a manteve. Todas as tentativas de derrubá-la foram inúteis, leiam a história e vocês verão isso. Matem os cristãos e o sangue deles irrigará o terreno de onde nascerão novos mártires. Fechem Igrejas e os cristãos se reunirão até nos esgotos. Prendam nossos bispos e eles celebrarão a Santa Missa nas cadeias usando o próprio peito como altar. Se você que é contra a Igreja pretende perseguir os cristãos, saiba que para nós essa vida não é nada. Como disse São Paulo, viver para nós é Cristo e morrer é lucro. Para o verdadeiro cristão nada se compara à alegria do Céu, nem mesmo os maiores prazeres terrenos.
É triste ver o estado das pessoas cegas com o próprio ódio. Os mesmos que dizem que “o amor é sua religião” ou que “se unem pelo amor ao contrário dos cristãos que se unem pelo ódio” manifestam um ódio mortal pelo cristianismo e pelos seus seguidores. Entretanto, nós cristãos devemos continuar nossa caminhada de 2000 anos amando nossos inimigos e sufocando o ódio deles com a Misericórdia de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo