Pular para o conteúdo principal

O parto humanizado



                                        
O parto normal no tempo da pedra

Nas últimas décadas, houve avanços incríveis em diversas áreas, mas justamente nas práticas obstétricas, no ponto onde a vida extrauterina começa, simplesmente regredimos. Se refletirmos sobre o atual modelo de atendimento obstétrico considerando o respeito ao protagonismo e à liberdade da mulher, além do respeito ao nascituro, concluiremos que estamos no período Paleolítico, no mínimo. 

Dizem que no tempo da pedra um homem se apossava de uma fêmea desferindo-lhe um forte golpe de tacape na cabeça. Se a criatura não morresse, tava dominada. Balanço da operação acasalamento: sucesso! Felizmente, contamos hoje com a lei Maria da Penha para enquadrar qualquer maroto que ouse resgatar esse bárbaro costume ancestral.
 
Por outro lado, na hora de dar à luz, nós mulheres emancipadas e pós-modernas entregamos o nosso corpo às cegas à equipe médica, e aceitamos todo o tipo de intervenção cirúrgica e medicamentosa sem contestação. Drogadas e cortadas, ainda nos sentimos gratas ao dotô e à equipe que “fez” o parto. Afinal, sobrevivemos (ufa!) e nosso rebento está vivinho da Silva!

Balanço da operação parto (a)normal: foi uma tortura, mas ninguém morreu. Sucesso!

Estou exagerando? Pois me digam se isso não é violência obstétrica:

· amarrar as pernas da mulher que está em trabalho de parto em perneiras, obrigando-a a ficar imóvel numa posição que potencializa a sua dor (tipo “frango assado”);

· fazer uso rotineiro de substâncias químicas para acelerar o trabalho de parto (porque a pressa?), que aumentam exponencialmente a sensação de dor;

· ignorar a necessidade de privacidade para a gestante (na maioria das maternidades, é um entra e sai de gente nas salas de parto);

· subir em cima da barriga da mulher ou fazer força com o braço para empurrar o bebê (manobra de Kristeller), a despeito das pesquisas que apontam esta prática como danosa e obsoleta;

· cortar rotineiramente o períneo da mulher, dando as costas para as indicações da OMS e para todas as pesquisas que indicam o quanto isso pode ser danoso para a musculatura da vagina;

· submeter o bebê que mal acaba de sair do ventre aconchegante de sua mãe a procedimentos dolorosos e, no mais das vezes, absolutamente desnecessários (aspiração das vias respiratórias, injeção de vitamina K, colírio de nitrato de prata etc.).

E para esse tipo de violência, não há lei que nos valha. Esses são procedimentos amplamente praticados e creditados como necessários, benéficos e eficazes (obviamente, desconsiderando todas as evidências científicas).

Nesse cenário, não é à toa que boa parte das mulheres acaba optando sem pestanejar pela cesariana, uma cirurgia de médio porte que traz uma série de riscos para a saúde do bebê (em especial, riscos relacionados a doenças respiratórias).

Meu Deus, cadê o cabeludo do tacape? Saudades dele...

Entre a cruz e a caldeirinha: parto (a)normal sofrido ou cesariana?



Uma vez alguém me disse que sexo não era muito bom. Depois, entendi que essa pessoa é que era mal comi... ops, mal informada. Da mesma forma, tem muita mulher falando horrores do parto normal, e citando sua experiência negativa como se fosse regra geral, como se o parto fosse sempre ruim para todas. Definitivamente, são pessoas desinformadas ou mal paridas – vítimas de partos assistidos sem nenhum critério de humanização.

Lamentavelmente, não são poucas as mulheres submetidas a verdadeiras torturas em partos vaginais. Qual a solução para escapar disso? Uma multidão sedenta de paz busca a salvação na cesariana. Tenho que advertir que essas pobres almas entraram no templo errado. Há muitas experiências ruins de partos vaginais, mas acredite, não é para ser assim.

Cresci ouvindo histórias desalentadoras de partos (a)normais, inclusive do meu próprio nascimento. Ainda na adolescência, imaginava como poderia um dia formar uma família sem ter que passar por tamanho sofrimento. E a cesariana também não me parecia uma alternativa razoável. Anos depois, já casada, descobri a existência de uma terceira via. Nem parto normal sofrido, nem cesariana eletiva: eu poderia ter um parto humanizado.



Grávida da minha primeira filha, assisti a um vídeo de parto humanizado “explícito” pela primeira vez. Ver a cabeça do bebê coroando e depois o corpinho saindo da vagina foi um choque. Eu queria muito ter parto normal, mas naquela hora eu questionei a viabilidade do evento. Pensei: “Putz, minha perereca não vai dilatar assim nuncaaaa!”.

Depois, na web e ao vivo, nunca mais parei de conhecer boas parideiras (onde elas estavam escondidas?), com seus relatos de partos invejáveis: uns mais fáceis, outros mais difíceis, mas todos encantadores. Entendi que, no Brasil, não é fácil ter um parto cheio de beleza e prazer – mesmo a despeito da dor. Porém, podemos percorrer 90% do caminho com vontade, muita informação e, acima de tudo, fé no corpo maravilhoso que Deus nos deu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo