Pular para o conteúdo principal

Quem é Osho? Sua espiritualidade é válida para os cristãos?

A doutrina de Osho não dá importância à razão, aos sentidos nem à fé como acesso ao conhecimento, menosprezando todas as religiões e seus fundadores


© DR


"Jesus Cristo economiza, Moisés investe e o Guru gasta."*

Quem foi Osho?

Nascido em Kuchwada (Índia) em 1931, Rajneesh Chandra Mohan Jain veio de uma família jainista e foi professor de filosofia e sânscrito na Universidade de Jabalpur (Índia). Em 1966, abandonou a profissão, percorreu a Índia durante três anos e criou a Fundação Rajneesh. A partir daí, mudou seu nome para Bhagwan Shree Rajneesh (que traduzido seria "Senhor Deus").

"Em 1981, Rajneesh fugiu repentinamente de Pune, devido a denúncias por fraude fiscal" (1) e mudou para Antelope (Oregon, EUA), onde fundou uma espécie de ashram com 1300 seguidores, chamando-o de “Rajnneeshpuram”.

"Desde sua mudança a Oregon, em 1981, até meados da década, seu crescimento foi vertiginoso. Na Europa, inaugurou uma rede de restaurante e discotecas, chamadas de 'Zorba the Bouddha'. (...); suas adeptas começaram a se prostituir para aumentar o lucro do guru. Recordemos que ele possuía 92 automóveis Rolls Royce, 6 aviões e uma valiosíssima coleção de joias. (...). Em 1983, o governo dos EUA tirou os benefícios de cidade concedidos a Rajnneesh-puram, por não aceitar a proibição constitucional acerca da separação Igreja-Estado. Um ano depois, o governo de Oregon começou a receber denúncias de pais sobre técnicas de lavagem cerebral em seus filhos e sobre a grande quantidade de armas que ostentavam no povoado. (...) Os fiscais do governo descobriram que o Guru, apóstolo da paz e do amor, possuía seu próprio exército, munido com modernas armas (pistolas, metralhadoras Uzi-B, Magnum 44 fuzis de assalto M-16 etc.)." (2)

"Em 1985, ele foi processado sob 35 acusações federais (falsificação de documentos de imigração, por exemplo). Condenado, aceitou sair dos EUA e pagar uma multa de 40 mil dólares. Voltou a Pune, na Índia." (3).

Nos últimos anos da sua vida, foi conhecido como "Osho". Faleceu em 19 de janeiro de 1990, aos 58 anos, na Índia.

(1) Mather & Nichols – Dicionário de crenças, religiões, seitas e ocultismo.
(2) Alfredo Silletta – Seitas. Quando o paraíso é um inferno.
(3) Manuel Guerra – Dicionário enciclopédico das seitas.

O que é o movimento rajneesh e quem são os neosannyas ou neosannyasins?

O movimento rajneesh é uma doutrina carregada de sincretismo, uma soma das diversas tradições da Índia: hinduísmo, budismo tântrico, com algo de sufismo e cristianismo. De tudo isso surgiu um panteísmo que ensina que o universo estaria regido por uma "bioenergia" ou "energia vital", ou seja, uma "alma cósmica". Não dá importância à razão, aos sentidos nem à fé como acesso ao conhecimento, mas à experiência interior; daí seu menosprezo a todas as religiões e aos seus fundadores.

"Rajneesh abraçou as ideias do sexo livre e da completa libertação das inibições. (...) Além disso, seu ensinamento mais radical era que a unidade familiar deve ser completamente desfeita. Ele afirmou que a família era 'a maior ameaça para o progresso humano'. Muitos escritores cristãos viram isso como um dos sinais de que o movimento era um culto ou seita. Rajneesh devolveu a acusação, denunciando o Papa e a Madre Teresa e declarando que o cristianismo em si era uma seita." (4)

"O Parlamento Europeu catalogou o movimento rajneesh entre as seitas perigosas." (5)

Seus seguidores são conhecidos como neosannyas ou neosannyasins e, entre suas práticas, além do vegetarianismo, da submissão total a Rajneesh e da "entrega total dos bens patrimoniais e lucros (...), vagam nus pela sala enquanto se liberam, alternando as exteriorizações de raiva, cólera, suspiros profundos, risada, carícias, beijos etc., em sessões de 15 minutos de duração" (6).

(4) Mather & Nichols – Dicionário de crenças, religiões, seitas e ocultismo.
(5) Manuel Guerra – Dicionário enciclopédico das seitas.
(6) Ibid.

O pensamento de Osho

Osho foi educado no jainismo, uma religião hinduísta criada no século VI a.C. por Vardhamana Mahavira, que se opõe às castas sacerdotais e aos textos sagrados hinduístas. Os jainistas acreditam na reencarnação e negam a existência de um Deus criador, ainda que acreditem em diversas divindades (arjat).

Apesar de ter como bases religiosas o tranteísmo e o pan-animismo jainista, a visão de Osho era mais monista. Para este tipo de pensamento, tudo que se observa é considerado apenas uma ilusão; a única realidade é Deus. Considerando que seu nome traduzido significa "Senhor Deus", parece evidente que o guru acreditava que só ele era real.

Osho, ciência e religião

O guru teria dito, com relação à ciência e à religião: "Eu gostaria de lhe dizer que a ciência tem o valor supremo, e só há dois tipos de ciência: uma, a ciência objetiva, que decide sobre o mundo exterior; e outra, a ciência subjetiva, que até agora foi chamada de religião. Mas é melhor não chamá-la de religião, e sim de 'ciência do interior', e dividir a ciência entre ciência do exterior e ciência do interior, a ciência objetiva e a ciência subjetiva. Mas faça dela um todo sólido e a ciência conservará seu valor supremo; não há nada mais elevado" (7).

Não existe uma ciência objetiva e outra subjetiva: a ciência é objetiva, independentemente da subjetividade de quem a pratique. Não existe uma "ciência subjetiva", e a religião não é ciência.

Contraditoriamente, no livro "Do sexo à supraconsciência", no capítulo chamado "Libertação", ele afirma: "No entanto, em nome da religião, ensinaram-nos a negação da vida. A filosofia da religião esteve orientada à morte, não à vida. Prega que aquilo que se encontra depois da vida é importante, enquanto aquilo que se encontra antes da morte não tem significado. Até agora, a religião adorou a morte, mas não mostrou respeito algum pela vida" (8).

(7) http://www.Osho.com/Main.cfm?Area=Magazine&Language=Spanish
(8) http://www.concienciadeser.es/libros_base/Osho/sexo/sexo0.html

Por que a Igreja não coincide com o pensamento de Osho?

Entre outras coisas que dizem respeito diretamente à ética, o pensamento cristão não coincide com a ideia domonismo porque, segundo esta corrente de pensamento, cada coisa ou pessoa é somente uma parte de um ser universal único, e a realidade é fundamentalmente espiritual.

O monismo busca resolver qualquer dualismo, sem deixar espaço para a transcendência de Deus, ou seja, para este tipo de pensamento panteísta, tudo é Deus, um deus absolutamente imanente, do qual seríamos fragmentos, seres sem liberdade, uma ilusão caprichosa.

---
* Frase gravada no pára-brisa do Rolls Roye de Osho (Alfredo Silleta, em "Seitas. Quando o paraíso é um inferno")

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo