Pular para o conteúdo principal

Ressurreição da carne e vida eterna


morte é a separação da alma e do corpo. No exato momento em que a alma abandona o corpo, é julgada por Deus. O juízo individual da alma imediatamente após sua morte chama-seJuízo Particular. É um momento terrível para todos, o momento para o qual fomos vivendo todos estes anos na terra, o momento para o qual toda a vida esteve orientada. É o dia da retribuição para todos.

Quanto à forma em que se realiza este Juízo Particular, só podemos fazer conjecturas: a única coisa que Deus nos revelou é que ele existirá. Os teólogos cogitam que provavelmente o que acontece é que a alma se vê como Deus a vê, em estado de graça ou em pecado, e, consequentemente, sabe qual será o seu destino segundo a infinita justiça divina. Este destino é irrevogável. O tempo de prova e de preparação – ou seja, vida terrena – terminou. A misericórdia divina fez tudo quanto podia; agora prevalece a justiça de Deus.


“A morte é o fim da peregrinação terrena do homem, do tempo da graça e da misericórdia que Deus lhe oferece para realizar a sua vida terrena segundo o plano divino e para decidir o seu destino último. Quando acabar ‘a nossa vida sobre a terra, que é só uma’ (LG 48), não voltaremos a outras vidas terrestres. Os homens e mulheres morrem uma só vez (Hb 9, 27). Não existe ‘reencarnação’ depois da morte” (Catecismo da Igreja Católica nº 1013; cf. também os números 1006-12 e 1014).

Alma que vai para o inferno

Vejamos a sorte da alma que escolheu a si mesma em vez de escolher a Deus e morreu sem se reconciliar com Ele, ou seja, alma que morre em pecado mortal. Tendo se afastado por livre escolha de Deus nesta inferno. Para esta alma, morte, juízo e condenação são simultâneos.
vida, tendo morrido sem vínculo de união com Ele, fica sem possibilidade de restabelecer a comunicação com o Criador. Perdeu-o para sempre. Está no inferno.

Alma que vai para o Céu

Suponhamos que morremos assim: confortados pelos últimos sacramentos e com uma indulgência plenária bem ganha no momento da morte. Suponhamos que morremos sem a menor mancha nem vestígio do pecado na nossa alma. Se for assim, a morte será o momento da nossa mais brilhante vitória: mesmo que o corpo resista a deixar que se desate o vínculo que o une ao espírito que lhe deu a vida e a dignidade, o juízo da alma será a imediata visão de Deus.

Essa alma terá a visão beatífica. Não é apenas uma “visão” no sentido de “ver” a Deus; designa também a nossa união com Ele. É a felicidade para sempre: assim é a essência da glória eterna.

O Catecismo da Igreja Católica diz que “o Céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados”  em Cristo (nº 1026-7).

Alma que vai para o purgatório

O que acontecerá se, ao morrermos, o Juízo Particular não nos encontrar separados de Deus pelo pecado mortal, mas também não com a perfeita pureza de alma que a união com o Santo dos Santos requer? Aqui falamos do purgatório. Esse é um processo de purificação final para lavar até a menor imperfeição que se interponha entre a alma e Deus.

No purgatório, como no inferno, há uma pena de sentido, mas, assim como o sofrimento essencial do inferno é a perpétua separação de Deus, o sofrimento essencial do purgatório será a penosíssima agonia que a alma tem que sofrer ao ver adiada, mesmo que por um instante, a sua união com Deus.

É consolador recordar que a aflição das almas do purgatório é um sofrimento gozoso, ainda que seja tão intenso que não possamos imaginá-lo deste lado do Juízo. A grande diferença que existe entre o sofrimento do inferno e o do purgatório é que no inferno há a certeza da separação eterna e no purgatório a certeza da libertação. A alma do purgatório não quer aparecer diante de Deus no seu estado de imperfeição, mas tem a felicidade de saber, no meio da sua agonia, que no fim se reunirá a Ele.

Ninguém sabe quanto “tempo” dura o purgatório para uma alma. Porém, nós, que ainda estamos vivos, podemos ajuda-las pela misericórdia divina. A frequência e a intensidade da nossa oração, seja por uma determinada alma ou por todos os fiéis defuntos, dará à elas a medida do nosso amor.

Ressurreição da carne

Uma das coisas que sabemos com certeza sobre o fim do mundo é que, quando a história dos homens acabar, os corpos de todos os que vivem se levantarão dos mortos para se unirem novamente às suas almas: é a Ressurreição da carne. Já que foi o homem inteiro, corpo e alma, quem amou a Deus e o serviu, mesmo à custa da dor e do sacrifício, é justo que seja o homem inteiro, alma e corpo, quem goze da união eterna com Deus, que é a recompensa do amor. E já que é o homem inteiro quem rejeita a Deus ao morrer em pecado, impenitente, é justo que o corpo partilhe com a alma a separação eterna de Deus, que o homem como um todo escolheu.

O nosso corpo ressuscitado será constituído de tal maneira que ficará livre das limitações físicas que o caracterizam neste mundo. Já não precisará de alimento ou bebida, e, de certo modo, será espiritualizado. Além disso, o corpo dos bem-aventurados será glorificado; possuirá uma beleza e perfeição que será participação da graça e perfeição da alma unida a Deus.

O mundo acaba, os mortos ressuscitam, e depois vem o Juízo Universal. Esse Juízo verá Jesus no trono da justiça divina, que substitui a cruz, trono da sua infinita misericórdia. O Juízo Final não oferecerá surpresas em relação ao nosso eterno destino. Já teremos passado pelo Juízo Particular; a nossa alma já estará no céu ou no inferno.

“O Juízo final revelará como a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas pelas suas criaturas e como seu amor é mais forte do que a morte” (Catecismo da Igreja Católica nº 1040).

A sentença que recebemos no Juízo Particular será confirmada publicamente. Todos os nossos pecados – e todas as nossas virtudes – serão expostos diante de todos.

Quando terminar o tempo e só permanecer a eternidade, a obra do Espírito Santo encontrará a sua consumação na comunhão dos santos, agora um conjunto reunido na glória sem fim.


(Adaptação do capítulo 14º do livro "A fé explicada", de Leo J. Trese)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo