Pular para o conteúdo principal

QUANDO OS APÓSTOLOS COMEÇARAM A OFERTAR O SANTO SACRIFÍCIO?


São Clemente de Roma
Visto que Jesus Cristo, na última ceia onde ele instituiu o adorável sacrifício de seu corpo e de seu sangue, elevou todos os seus apóstolos ao sacerdócio, dando-lhes o poder de consagrar, assim como ensinam por unanimidade os Padres e os teólogos, pode-se perguntar em qual momento os Apóstolos tinham começado a fazer uso do poder que eles acabavam de receber. Eles começaram a fazer uso dele imediatamente após a ressurreição, ou somente após a descida do Espírito Santo? 

A Escritura e os antigos Padres não nos informam nada sobre este ponto. Os autores se dividem em dois campos. Uns pensam que, durante os três dias da Paixão, os Apóstolos, tristes pela morte de seu mestre e dispersos como ovelhas sem pastor, se abstiveram de celebrar o santo sacrifício; mas que, a alegria de sua ressurreição tendo feito desaparecer sua tristeza, nada se opôs mais à que eles celebrassem imediatamente o sacrifício, a fim de prestar a Deus esta suprema homenagem, seja em ações de graças pela gloriosa ressurreição, seja para sua própria consolação e a dos fiéis. 



O que parece persuadir que as coisas se passaram assim, é o fervor de seu zelo, o ardor de seu amor e outras razões convincentes apontadas por Raynaud[1]. Outros pretendem que os Apóstolos não ousaram desempenhar tão augusto mistério antes de estarem preparados à isso pela plenitude da graça divina, que eles deveriam receber com a vinda do Espírito Santo. Este último sentimento me parece mais provável, e penso que a melhor prova que se possa dar disso é que, segundo a opinião dos teólogos mais acreditados, a nova lei não estando ainda suficientemente promulgada, a antiga permaneceria em vigor até o dia de Pentecostes, e que não era conveniente que o sacrifício novo fosse ofertado antes que o antigo sacerdócio tivesse cessado. 


Os Atos dos Apóstolos favorecem este sentimento; lemos aí, no capítulo II, "que os Apóstolos, tendo recebido o Espírito Santo, exortavam o povo à penitência", e imediatamente após vemos: "que eles preservavam na comunhão da fração do pão e na oração". São Lucas, relatando as mesmas palavras no capítulo Iº, antes de ter narrado a descida do Espírito Santo, não faz nenhuma menção da fração do pão: "Eles perseveravam, diz ele, juntos na oração", sem dúvida porque antes do dia de Pentecostes, o sacrifício e a comunhão não estavam ainda em uso. Hésichius apóia esta opinião, quando ele diz[2] que o sacrifício de Jesus Cristo foi conhecido e manifestado, "quando o Espírito Santo, por sua vinda, reuniu no cenáculo dos Apóstolos, os partos, os medos e as primícias de todas as nações". Pascasio, em seu livro do corpo e do sangue do Salvador[3], fala no mesmo sentido: "A partir do momento, diz ele, em que os Apóstolos foram regenerados pela vinda do Espírito Santo e embriagados pelo vinho da caridade, neste mesmo instante o cálice começou a ser consagrado na Igreja, pois este Espírito de verdade, que tinha feito deles homens-novos, lhes tinha instruído sobre toda a verdade e os tinha confirmado na plenitude da doutrina divina". Este sacrifício da Igreja cristã foi, portanto, ofertado pela primeira vez em Jerusalém, no próprio Cenáculo onde os Apóstolos tinham recebido o Espírito Santo, não por São Tiago, como afirma Génébrard[4], mas por São Pedro, o príncipe dos Apóstolos, como ensina Democare[5]. Não se pode, com efeito, atribuir este privilégio a ninguém mais conveniente do que São Pedro, que, por, servindo-me das palavras de São Leão, o Grande[6]: "Foi colocado por Jesus Cristo na liderança dos Apóstolos e de todos os Padres da Igreja, com o qual Deus, em sua bondade, quis partilhar seu poder". Astério Amasenus, em sua homilia sobre o Príncipe dos Apóstolos, diz com razão: "Assim como Pedro, como bispo e pastor de todos, anunciou por primeiro a doutrina de Jesus Cristo aos judeus e aos gentios, assim temos de crer que ele foi o primeiro que ofertou o santo sacrifício".


[1] Liv. de prim. c. 2.
[2] In cap. 9, Levit.
[3] Cap. 21.
[4] De Liturg. apost.
[5] De Miss., tom 2. cap. 3.
[6] Serm. 3, in sua Assumpt.

Cardinal Bona. De la Liturgie. 2ª éd. Tome Ie, Louis Vivès, Paris, 1874.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de