Pular para o conteúdo principal

Boas Maneiras e o Aperto de Mão


O aperto de mão funciona como uma demonstração de estima e confiança, por isso parte da pessoa mais idosa ou de maior cerimônia


Desde a antiguidade o aperto de mão é símbolo de um pacto de paz e amizade. Nos casamentos na Índia significa o aperto de mão significa o enlace dos corações. Entre os gregos era símbolo máximo de amizade. Hoje é mais sinal de delicadeza e respeito, por isso recusá-lo é uma grosseria.


Franqueza, simpatia e lealdade devem adornar este gesto. A moleza no aperto de mão dá essa sensação de desatenção e descortesia. O temperamento pode fazer variar a freqüência com que se dá a mão em cumprimento: a pessoa expansiva vai dar a mão mais freqüentemente que uma pessoa mais austera. Mas vale confirmar que é muito rude negar uma mão estendida, mas não o é não estender a sua se isso não significar deixar de cumprimentar, mas apenas de que a aproximação é ainda mais reservada.



Apertam-se as mãos bem entrelaçadas, preferencialmente com um sorriso e uma abertura real para o outro. Diz-se “ – Como vai, senhor Antônio?”, de preferência significando isso. A pessoa comprimenta de volta: pode ser o mesmo “ – Como vai?”, ou começa entabulando uma conversa de forma amigável como “ – Eu já tinha lido os seus livros.” Não se diz “ encantado” ou “ muito prazer em conhecê-lo”, nem repete-se o nome que se acabou de ouvir como se estivesse querendo decorá-lo. A elegância passa pela verdade e estas frases caíram em descrédito por já não significarem isso.


Pontos Práticos sobre as Boas Maneiras e o Aperto de Mão


Para a maior parte dos cumprimentos sociais e profissionais o aperto de mão é suficiente. Observe os seguintes detalhes.

O aperto de mão deve durar alguns segundos, dever ser breve.
O aperto de mão é pegar a palma da mão, (nunca só os dedos) e sacudir a mão umas três vezes.
Acompanhe o aperto de mão com um sorriso e um contato de olhar.
Se não conhece a pessoa não faça outros toques como tapinhas nas costas, cumprimentar com as duas mãos, etc.
Não exagere em simpatia do aperto de mão. Não tente tornar um desconhecido um íntimo parente logo no primeiro aperto de mãos. As relações sociais tem graduação entre o recém-apresentado e o amigo íntimo, entre as relações profissionais e as de camaradagem, entre os sexos e entre as idades. Saber reconhecer as situações sociais e agir como é mais apropriado é prova de educação. Um noivo não faz piadinhas nem gracinhas com a futura sogra no primeiro aperto de mãos.
Do mesmo modo o cumprimento a uma criança ou de uma criança para uma pessoa de idade tem a sua formalidade própria. É importante saber distinguir as diversas situações sociais para não nos excedermos em intimidades ou formalidades indiferentes e pedantes.


Em alguns países a cultura não é a favor de muitos toques e demonstrações de apresso e camaradagem excessiva e busca de intimidade de um modo geral. É preciso entender que as pessoas educadas efetivamente "escolhem" seus amigos. E que isto é um processo relativamente longo e portanto pode-se perfeitamente nunca acontecer de ser amigos daquelas pessoas.


Mas sempre seremos cordiais com todos. O excessivo gosto do brasileiro por informalidade às vezes o pode colocar como inconveniente nem tanto porque ele seja invasivo, mas porque outras culturas não são afeitas a toques, a certos assuntos deixados para pessoas mais próximas, a comportamentos efusivos.


Para algumas culturas simpatia exagerada soa a subserviência e adulação. E isto vale para a comunicação por correspondência também. Em resumo, não seja íntimo, engraçadinho, o divertido do grupo. Vá devagar e conheça melhor as pessoas. Por mais que isto soe duro aos alegres ouvidos brasileiros pode haver sim certa superficialidade de caráter pela incapacidade de observar o mundo à volta e egoísmo de pessoa mal educada esse querer "aparecer" dos que cumprimentam de forma muito efusiva, mas sem razão de ser.


Ou então, cumprimentos efusivos seguidos de conversas sobre assuntos picantes e íntimos e promessas de visitas e relacionamentos que não se pensam realmente em cumprir, e são só conversa fiada. Como esses beijos de queridinhas amigas que se distribuem sem ser ver a quem nem se lembrar em quem. Isso é superficialidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de