Pular para o conteúdo principal

Crescer na Fé



ESTE artigo trata especialmente sobre a Fé dos principiantes, aqueles que iniciam sua jornada, mas é útil a todos, talvez especialmente para os soberbos, que já se consideram muito adiantados.

Em primeiro lugar, segundo a doutrina cristã, a Fé é um Dom de Deus, e este é um mistério profundo. A Fé é uma Graça, que parte de Nosso SENHOR e que toca a inteligência e a vontade do homem. Deus fala com o homem por meio da sua Palavra escrita, a Sagrada Escritura, pela pregação do Evangelho, no exemplo dos santos, tanto os vivos quanto os que já estão no Céu, pelas experiências da vida, no íntimo da sua consciência, etc. E assim surge a Fé, uma realidade na qual o homem se sente atraído para Deus e, por força da sua vontade, fala ao intelecto: "Creia, porque é verdade". O intelecto, assim como algum instinto espiritual muito profundo do ser humano reconhece que é Deus que está falando, naquela pregação, naquela leitura, naquela experiência de vida. A Fé acontece por causa da Autoridade de Deus, que nos fala.

Sendo a Fé um dom, o principiante precisa pedir por ela, não uma vez, mas frequentemente, numa vida de oração.

O exemplo do pai do menino epilético, que encontramos no Evangelho segundo S. Marcos (9, 29), a duzer: "Eu creio, mas aumentai a minha Fé", é oportuno e precioso. Todos os que estão iniciando a caminhada devem pedir por mais Fé. Se já procuram seguir o Caminho, que é Cristo, então a Fé está presente, mas é preciso querer mais e mais,  é preciso aperfeiçoar-se e robustecer-se na Fé. E Deus atenderá, porque é da Sua Vontade que todos se salvem.

É bom observar, porém, que, no início a Fé ainda é frágil, incerta, e há um inimigo muito interessado em desviá-la., enfraquecê-la, e que usará de todos os meios para fazer com que a pessoa se perca pelo caminho. Entre esses meios estão a sugestão, a tentação, a imaginação.

Para evitar essas armadilhas diabólicas, um primeiro conselho é simplesmente fugir delas; evitar ao máximo as situações que podem nos levar a cair em pecado. Sim, saber quando e como fugir é uma grande virtude. Assim também S. Paulo Apóstolo aconselhou seu jovem filho na Fé, Timóteo, a evitar o perigo de pecar: "Foge das paixões da mocidade!" (2Tm 2,22). Não se brinca com o perigo. Não se brinca com a própria vida. Não se brinca com o pecado. Pois não se coloca um broto de árvore no meio de uma tempestade, ou não resistirá e morrerá antes de crescer e dar fruto. Não queria ser "muito macho" ou muito sabida e enfrentar o demônio: ele já existia há eras antes de você nascer e é infinitamente mais esperto do que você. Um bom general sabe o momento de bater em retirada. Um dia, quando você for maior na Fé, e sua Comunhão com Cristo for mais sólida, você saberá o momento de impor sua autoridade de filho de Deus e por para correr os tentadores.

Por ora, fugir das conversas vãs, dos lugares de pecado, das leituras perigosas e também, talvez principalmente, resistir em sua mente, em pensamento, pois a tentação vem tanto por meio da imaginação, através da impureza, quanto por meio dos questionamentos intelectuais, das dúvidas. Faça o sinal da Cruz, peça auxílio ao seu anjo de guarda, à Virgem Maria ou ao próprio Cristo e, nesse momento, não dê chance aos maus pensamentos.

Um outro conselho é evitar a soberba intelectual, recordando-se de que você ainda é um principiante na Fé e que precisa aprender muito. Para tanto, seja humilde, pois a humildade é a marca do cristão.

Finalmente, aumente a sua cultura religiosa, lendo o Catecismo da Igreja Católica, a vida dos santos, os documentos da Igreja, as boas obras. Uma dica de leitura é ler as várias regras de Santo Inácio de Loyola para osentire cum ecclesiae, que podem ser encontradas ao final dos Exercícios Espirituais (que você baixa gratuitamenteaqui).

Alimentando a Fé, ela cresce e pode se tornar uma árvore frondosa quando, então, a pessoa poderá passar as próximos estágios.

_____
Ref.:
 Sermão do Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Jr., "Como aumentar a minha fé?", disponível em:
http://padrepauloricardo.org/episodios/como-aumentar-a-minha-fe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo