Pular para o conteúdo principal

Introdução aos Sacramentos da Igreja



PARA FALAR dos Sacramentos, é bem possível utilizar a passagem do Livro do Profeta Isaías: “Tirareis com alegria as Águas das Fontes da Salvação!” (Is 12,3)

Sacramentos são canais da Graça, das bênçãos divinas e da redenção para a humanidade, isto é, para cada um de nós. São sinais da Salvação de Deus para todo aquele que crê, conforme a promessa de São João Evangelista: “Quem crê nEle (Nosso Senhor Jesus Cristo) não é condenado.” (João 3,16-18).

Talvez você já tenha lido ou ouvido falar que “os Sacramentos são os sinais sensíveis instituídos por Jesus Cristo para nos conferir a Graça”. É dessa maneira que eles são explicados por diversos autores católicos. Segundo o Catecismo da Igreja, os Sacramentos são “sinais sensíveis e eficazes da Graça” (CIC §224). Mas o que isto quer dizer, exatamente?

Quer dizer que a Graça Divina, que é inefável, espiritual e imperceptível aos nossos sentidos físicos (a não ser em seus efeitos) assume um meio que pode ser percebido e experimentado por nós, seres humanos. Pelos Sacramentos, a Graça santificante de Deus torna-se passível de ser vista, tocada, provada... Foi preciso que Jesus Cristo escolhesse um meio de se comunicar e interagir com os seres humanos neste mundo, e
Ele o fez através dos Sacramentos.

São João Crisóstomo (344 - 407 dC), bispo e doutor da Igreja, esclareceu bem a questão:

“Cristãos, se vocês fossem incorpóreos, os dons de Deus para vocês também o seriam; mas como suas almas estão unidas aos seus corpos físicos, Deus quis apresentar-se por meio dos dons sensíveis...”1

Em outras palavras, como vivemos num mundo físico, Deus manifesta sua Graça por meio de sinais físicos. Os efeitos sobrenaturais dos Sacramentos manifestam-se, assim, por meio da matéria, como na água no Batismo e no pão e no vinho da Eucaristia. Diz a oração cerimonial: “Ó Deus, pelos sinais visíveis dos Sacramentos realizais maravilhas invisíveis”. São estes os sinais visíveis dos Sacramentos: a água do Batismo, o óleo do Crisma e da Unção dos enfermos; o pão e o vinho da Eucaristia; a imposição das mãos do Bispo sobre o ordinando; as palavras que exprimem a consagração dos noivos que se unem em Matrimônio; a contrição e a satisfação da Confissão ou Penitência.

A celebração litúrgica dos Sacramentos pertence à dimensão dos símbolos, que é uma linguagem expressiva que representa a imensa riqueza que Cristo tem para nós. A Igreja teceu, em torno destes símbolos da Graça, um cerimonial bastante elaborado, rico em devoção e poesia, a partir de uma estrutura que também é pedagógica. As orações, gestos e ritos próprios acentuam a ação da Misericórdia e do Poder Divinos.

Os Efeitos dos Sacramentos - Os efeitos sobrenaturais dos Sacramentos não dependem da competência ou do “poder” do sacerdote ou do ministro do Sacramento, pois é Cristo mesmo quem opera através do seu devido representante. Toda virtude do Sacramento vem do Redentor, que é o seu Autor e principal Ministro. Apenas Cristo, enquanto Deus, poderia instituir estes meios de santificação pelos quais Ele prosseguiria, através dos tempos, o seu trabalho sacerdotal.



A Graça conferida por cada Sacramento é a participação na Vida Divina e/ou o crescimento nela, e também o auxílio eficaz para a prática das virtudes. Há, de fato, um efeito que é comum a todos os Sacramentos: a graça santificante, que nos aperfeiçoa como cristãos e nos torna mais aptos a seguir o Caminho que é o próprio Jesus Cristo.

Há também o efeito específico de cada Sacramento, a graça sacramental. Três Sacramentos conferem o caráter, que é um sinal espiritual que permanece para sempre. São eles o Batismo, a Confirmação e a Ordem, os quais só podem ser recebidos uma vez. A partir do Batismo, os Sacramentos pressupõem a fé. Conclui-se daí que os Sacramentos não são atos ou materiais “mágicos”, nem simples rituais sem a participação ativa e consciente da pessoa que os recebe. A resposta do fiel, dada com fé, é um elemento constitutivo do Sacramento, que é encontro, e como tal, necessita de diálogo. Um chama (Deus) e outro responde (fiel).

Levar outros à Graça - Viver a realidade sacramental é intensificar o nosso encontro pessoal e livre com o Filho de Deus. Isto modifica o modo de ser e leva o fiel, pouco a pouco, cada vez mais perto da perfeição da vida cristã. Mas levar as outras pessoas às Fontes da Vida e da Salvação também é missão de todo cristão: eis um belo e santo apostolado.

Os Sacramentos foram instituídos por Cristo e confiados à Igreja para que sejam levados a todos os povos. Através deles os cristãos exprimem e fortalecem a sua fé, prestam culto a Deus e santificam suas vidas.

Os Sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Confissão, Crisma, Matrimônio, Ordem e Unção dos Enfermos. 

As ações de amor de Jesus, - curando os doentes, perdoando os pecados, impondo as mãos às crianças, consolando os sofredores, instruindo àqueles que queriam aprender sobre o Reino de Deus... - Todos estes gestos se refletem e se prolongam nos Sacramentos realizados na comunidade cristã, em seu Nome e na força do seu Espírito.

_____________
1. MOSHEIM, John Laurence, D.D. Ecclesiastical History, Ancient and Modern, vol. VI. London: T. Cadell, 1826, p. 243.
http://ofielcatolico.blogspot.com.br/2001/03/introducao-aos-sacramentos-da-igreja.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de