Pular para o conteúdo principal

Mitos litúrgicos: a Adoração Eucarística fora da Missa é ultrapassada?

CONTINUAMOS NOSSA série de postagens baseadas no estudo de Francisco Dockhorn com revisão teológica de Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo da Diocese de Frederico Westphalen (RS). As abordagens tem grande potencial para esclarecer muitas dúvidas comuns dos católicos de nossos tempos. Que seja útil.




Prólogo - Infelizmente, temos visto que muitos escritos sobre Liturgia editados no Brasil, assim como muitos cursos de Liturgia ao nosso redor tem se tornado uma “hora do conto”, em que se ensinam mitos que não correspondem à verdade da doutrina e da disciplina da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Não nos referimos, evidentemente, à má intenção de quem promove ou ministra tais cursos, pois isso não nos cabe julgar. Nossa avaliação é puramente em nível de conteúdo. Com este estudo pretendemos demonstrar a flagrante contradição entre o que anda sendo ensinado sobre catolicismo "por aí" e o que prescreve, de fato, a autêntica doutrina católica.




Mito 3: A Adoração Eucarística fora da Missa é ultrapassada

Não é. O Bem-aventurado Papa João Paulo II registrou na Encíclica Ecclesia de Eucharistia (de 2003, nº 25):

“O culto prestado à Eucaristia fora da Missa é de um valor inestimável na vida da Igreja, e está ligado intimamente com a Celebração do Sacrifício Eucarístico. A Presença de Cristo nas Hóstias Consagradas que se conservam após a Missa – Presença essa que perdura enquanto subsistirem as espécies do Pão do Vinho – resulta da Celebração da Eucaristia e destina-se à Comunhão, sacramental e espiritual. Compete aos pastores, inclusive pelo testemunho pessoal, estimular o culto eucarístico, de modo particular as exposições do Santíssimo Sacramento e também as visitas de adoração a Cristo presente sob as Espécies Eucarísticas.

É bom demorar-se com Ele e, inclinado sobre seu peito, como o discípulo predilecto (cf. Jo 13,25), deixar-se tocar pelo Amor infinito do seu Coração. Se atualmente o cristianismo se deve caracterizar sobretudo pela 'arte da oração', como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de Amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento? Quantas vezes, meus queridos irmãos e irmãs, fiz esta experiência, recebendo dela força, consolação, apoio!

Desta prática, muitas vezes louvada e recomendada pelo Magistério1, deram-nos o exemplo numerosos santos. De modo particular, distinguiu-se nisto Sto. Afonso Maria de Ligório, que escrevia: 'A devoção de adorar Jesus Sacramentado é, depois dos Sacramentos, a primeira de todas as devoções, a mais agradável a Deus e a mais útil para nós'2. A Eucaristia é um Tesouro inestimável: não só a sua Celebração, mas também o permanecer diante dela fora da Missa permite-nos beber na própria Fonte da Graça. Uma comunidade cristã que queira contemplar melhor a Face de Cristo, segundo o espírito que sugeri nas cartas apostólicas Novo Millennio Ineunte e Rosarium Virginis Mariæ, não pode deixar de desenvolver também este aspecto do culto eucarístico, no qual perduram e se multiplicam os frutos da Comunhão do Corpo e Sangue do Senhor.”

Que belíssima e apaixonada declaração, tanto do Papa quanto do santo que ele cita! E para demonstrar que a excelência da Adoração Eucarística é sempre atual, acrescenta o agora Papa Emérito Bento XVI  (Sacramentum Caritatis, de 2007, nos nºs. 66-67):

“De fato, na Eucaristia, o Filho de Deus vem ao nosso encontro e deseja unir-Se conosco; a Adoração Eucarística é apenas o prolongamento visível da Celebração Eucarística, a qual, em si mesma, é o maior ato de adoração da Igreja: receber a Eucaristia significa colocar-se em atitude de adoração d’Aquele que comungamos. Precisamente assim, e apenas assim, é que nos tornamos um só com Ele e, de algum modo, saboreamos antecipadamente a beleza da Liturgia Celeste[!]. O ato de adoração fora da Santa Missa prolonga e intensifica aquilo que se fez na própria Celebração Litúrgica. (…) Juntamente com a assembléia sinodal, recomendo, pois, vivamente aos pastores da Igreja e ao povo de Deus, a prática da Adoração Eucarística, tanto pessoal como comunitária. Para isso, será de grande proveito uma catequese específica na qual se explique aos fiéis a importância deste ato de culto que permite viver, mais profundamente e com maior fruto, a própria Celebração Litúrgica. Depois, na medida do possível e sobretudo nos centros mais populosos, será conveniente individuar igrejas ou capelas que se possam reservar propositadamente para a adoração perpétua. Além disso, recomendo que na formação catequética, particularmente nos itinerários de preparação para a Primeira Comunhão, se iniciem as crianças no sentido e na beleza de demorar-se na Companhia de Jesus, cultivando o enlevo pela sua Presença na Eucaristia.”

O que poderíamos nós acrescentar a exortações tão claras e contundentes? Ultrapassadas, na realidade, são as tentativas modernistas de desvirtuar a fé cristã e católica que sempre animou o coração da Igreja de Jesus Cristo.

______________
Fontes e bibliografia:

1. «Durante o dia, os fiéis não deixem de visitar o Santíssimo Sacramento, que se deve conservar nas igrejas, no lugar mais digno e com as honras devidas segundo as leis litúrgicas; cada visita é prova de gratidão, sinal de amor e dever de adoração a Cristo ali presente»: Paulo VI, Carta enc.Mysterium fidei (3 de Setembro de 1965): AAS 57 (1965), 771

2. Visitas ao Santíssimo Sacramento e a Maria Santíssima, Introdução: Obras Ascéticas (Avelino 2000), 295.

• Conc. Ecum. de Trento, Sess. XIII, Decretum de ss. Eucharistia, cân. 4: DS 1654.

• Ritual Romano: Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, nºs. 80. 86-90

• João Paulo II, Carta ap. Novo Millennio Ineunte (6 de Janeiro de 2001), 32: AAS 93 (2001), 288.
ofielcatolico.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de