Pular para o conteúdo principal

Dar de beber a quem tem sede

jesus-e-a-samaritana
Na segunda obra de misericórdia temos o drama dos que tem sede. Existem muitas analogias que essa sede poderia representar, mas a obra de misericórdia trata especificamente da sede corporal. Diante disso devemos refletir: qual é o drama dos que passam sede?
Aos moldes da fome, a sede não pode ser tomada apenas no seu sentido mais baixo: dar água. É necessário contemplar, tanto quem dá, quanto quem recebe, a grandeza do mistério que ali acontece.
Para isso, se torna necessário lembrar de uma belíssima passagem em que lembramos o quão prejudicial, para o corpo e a alma, é a sede:
“Ali o povo teve sede e o povo murmurou contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matar de sede a nós, a nossos filhos e a nossos animais?” (Ex 17, 3)
Neste episódio fica claro como esta necessidade do homem o coloca em uma situação tão desesperadora e debilitada do corpo que acaba enfraquecendo a alma. Isso fica evidente quando os judeus, nesta passagem, abandonam as virtudes da fé, esperança e caridade murmurando contra Deus, além de perderem a virtude da esperança e ficarem revoltados por causa da sede física.
O amor augusto e sublime de Deus não poderia deixar de auxiliar seus filhos e nos versículos seguintes instrui que Moisés siga suas ordens e o povo mata sua sede:
“Então Moisés clamou a Iahweh, dizendo: “Que farei a este povo? Pouco falta para que me apedrejem.” Iahweh disse a Moisés: “Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; leva contigo, na mão, a vara com que feriste o Rio, e vai. Eis que estarei diante de ti, sobre a rocha (em Horeb); ferirás a rocha, dela sairá água e o povo beberá.” (Ex 17, 4-6)
Esta passagem tem uma profundidade extraordinária, pois, muito além de uma delicadeza que Deus fez por estas almas, existe o belíssimo fato de que Deus quis que o homem (na pessoa de Moisés) fosse participantes de sua Providência Divina e ministro de Deus para que os judeus matassem a sede. Portanto é muito importante que quem recebe o mais simples copo de água saiba que é o próprio Deus que o entrega para você na pessoa que a está provendo. Que o que provê água possa dizer, na pessoa de Cristo: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba“.
Como não ver na pessoa sedenta por água o Salvador pendendo na cruz que exclama: “Tenho sede!“? O próximo que se encontra com sede é o Cristo que pende na cruz! Imaginemos a sede de Jesus, que se apresenta à nós para que relembremos o grande sofrimento deste momento:
“Grande foi a sede corporal que Jesus sofreu na cruz, já pelo sangue derramado no horto, já no pretório pela flagelação e coroação de espinhos, e mais ainda na mesma cruz onde de suas mãos e pés cravados escorriam rios de sangue como quatro fontes naturais.” (Santo Afonso de Ligório)
E não pensemos que esta sede de Cristo na cruz, que se manifesta à nós e pede nosso socorro tenha sido apenas algo espiritual, pois:
“Se Jesus diz: tenho sede! é, antes de tudo, porque morre de morte verdadeira, não da morte de um fantasma.” (Santo Tomás de Aquino)
Que possamos fazer-nos instrumentos da Providência e contemplemos o rosto do Cristo que diz “Tenho sede!”. Que possamos sempre estar aos pés da cruz nestas oportunidades contemplando o Salvador que clama e indo ao seu encontro socorrer-lhe com todo o amor. Que através deste pequeno e amoroso gesto, os amparados possam ver um sinal daquela Água Viva que Cristo oferece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de