Pular para o conteúdo principal

Cheio de medalhas comunistas, converte-se e é baptizado aos 87 anos



"É uma grande felicidade no final da minha vida", diz aos 87 anos Tô Hai, famoso compositor vietnamita, revolucionário e militante comunista desde os 22 anos de idade, embora se tenha desencantado definitivamente com o comunismo nos últimos 5 anos. Essa felicidade de que fala é o baptismo e a entrega a Cristo: uma vida nova no fim da vida antiga. 

Com uma certa idade, já não se teme quase nada, excepto as represálias contra os entes queridos. Ainda assim, ao desencantar-se do comunismo, o músico escreveu um livro que circula nos Estados Unidos da América (em papel) e no Vietname (na internet) desde 2009, chamado 'Diário de um covarde' (outros traduzem como 'Diário de um louco'), com as suas experiências e denúncias.

Nos anos seguintes, percorreu um longo caminho de reflexão espiritual, no seu conhecido blog: a hai.blogspot.it, onde tem escrito tanto sobre actualidade política como sobre a sua mudança de vida. 

No final de Maio, no seu blog, Tô Hai escreveu uma série de reflexões sobre a situação actual da disputa territorial com a China. Em seguida acrescentou:

"Depois de algumas noites sem dormir, finalmente encontrei o caminho para uma verdadeira razão pela qual vale a pena viver, uma voz que eu rejeitei na minha infância. Voltei a Deus! O meu coração agora está em paz, com a fé em Deus. O mal foi expulso, posso viver sem ansiedade, até ao dia em que feche os olhos para sempre nesta vida."

Foi baptizado diante de uma multidão na igreja dos redemptoristas em Saigão, no dia 25 de Maio, às dez horas da noite, e escolheu o nome de Francisco Tô Hai. E para comemorar a sua entrada na Igreja Católica, o compositor escreveu uma canção intitulada 'Deus vem para resgatar os perdidos'.

Nascido a 1927, em Hanói, tinha sido um activista comunista e artista comprometido com o regime, desde os 22 anos. Acumulava um infindável número de medalhas. Mas acabou fazendo suas as palavras do Padre Chn Tin, um redentorista preso em Hanói: "Neste mundo, todas as revoluções começam a falar sobre a libertação do homem e acabam levando à escravidão. Em última análise, só o Senhor, que nos liberta (da escravidão), cumpre uma obra definitiva."

in Religión en Liberdad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de