Pular para o conteúdo principal

As freiras se dedicam somente a rezar e ler a Bíblia no convento?

monjas© José Luis Avila Herrera



É normal e justo ter uma primeira impressão das pessoas religiosas como homens e mulheres que se dedicam quase exclusivamente a rezar e a ler a Bíblia.

Na realidade, é uma boa impressão, mas sabemos que a vida religiosa não consiste apenas nisso. Certamente, rezar e ler a Bíblia são ações essenciais em toda comunidade religiosa, mas a vida consagrada está cheia de outras atividades maravilhosas, como os momentos comunitários, a vivência da oração em comunidade, a convivência diária, o apostolado ou missão etc.

Para responder a esta questão, convidamos uma religiosa da Comunidade Discípula do Bom Pastor, a irmã Petrona, quem, além de ser uma feliz religiosa, estudou filosofia, teologia e atualmente se encontra estudando a licenciatura em Sagradas Escrituras.

*** *** ***

Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que há muitas ideias sobre avida religiosa; algumas são bastante certas, outras, muito distantes da realidade. A verdade é que cada uma dessas ideias surge segundo a experiência que se teve da vida religiosa, seja pelo que se escuta, pelo que se vê na televisão ou pelo que se pensa.

Uma das muitas ideias que se tem sobre a vida religiosa ou consagrada é que nós passamos o tempo todo rezando ou lendo a Bíblia, e de cara posso dizer que não é bem assim. Lembro-me da minha fundadora contando que, quando ela entrou no convento, pensava que os anjos preparavam a comida, já que, quando ela chegava ao refeitório, tudo estava servido à mesa; mas ficou surpresa quando lhe disseram que era sua vez de preparar o café da manhã. Então, ela disse: “Ah, então eu também sou um anjo daqueles que prepara o café?”...

Algo similar ocorreu comigo quando ainda não conhecia nem havia vivido as inúmeras atividades que temos de realizar na vida religiosa. E não se trata apenas de realizar atividades, mas de vivê-las com atitude, com espírito, como costumamos dizer; assim, por exemplo, quando estamos na etapa de formação, aprendemos a cozinhar, fazer trabalhos manuais, ter hábitos de bons costumes, temos aulas voltadas para a linha humana e espiritual (método de oração, desenvolvimento da personalidade, secretaria, cultura geral, cozinha, trabalhos manuais, liturgia, Bíblia, evangelização etc.).

Saímos para realizar um apostolado nos finais de semana e visitamos nossos familiares todos os meses, quando moram perto; também servimos no refeitório e fazemos alguns passeios. Isso só nas etapas iniciais da nossa formação.

Na fase do noviciado, intensifica-se a vida de oração; é como viver um deserto espiritual, porque nos exercitamos na vida de silêncio e na escuta interior, sobretudo por meio da Palavra de Deus, do trabalho e do conhecimento do carisma e da espiritualidade do instituto.

Talvez esta seja uma das razões pelas quais às vezes se pensa que avida religiosa é só para estar rezando e lendo a Bíblia. Mas, vista assim, parece ser muito chata, ainda que seja parte essencial da nossa vida: quem não ora, perde a vocação; e quem não lê ou escuta Deus na Bíblia, não poderá conhecer Cristo.

Mas tudo tem uma ordem; o importante é conseguir estabelecer um equilíbrio entre mística-práxis e reflexão, o que será um trabalho para a vida toda, porque, quando já estamos consagradas, nós nos dedicamos ao trabalho pastoral ou segundo as tarefas do carisma congregacional.

Para algumas, o trabalho principal será ser professora, enfermeira, atender as crianças, a catequese, a pastoral, o escritório etc. Atenção: eu disse “trabalho principal”, mas não o mais importante.

Também precisamos continuar em nossa formação permanente; o aspecto intelectual é muito importante para responder aos desafios atuais – daí que algumas estudem certas especialidades das ciências humanas ou teológicas, segundo vão se apresentando as necessidades e aptidões de cada uma.




No entanto, o essencial da vida religiosa sempre será viver uma relação esponsal com Jesus Cristo mediante o diálogo interior. Por isso, orar é mais importante que rezar; escutar a vontade de Deus na Bíblia é mais importante que apenas lê-la.

Outro aspecto medular da vida consagrada é viver a fraternidade em nossa comunidade; nós não nos casamos nem temos filhos, mas é nosso ideal viver em um ambiente de família com nossas irmãs e comunidade, exercitar-nos cada dia em ser verdadeiras irmãs-amigas e viver nossa maternidade espiritual com as pessoas pelas quais oramos e a quem conduzimos no trabalho pastoral.

Acho que, por isso, em uma ocasião em que um sacerdote amigo nos visitava, ao despedir-se, disse: “Neste convento se vive intensamente”. Disso se trata: de canalizar todas as nossas potencialidades ao serviço do Reino e, assim, forjar a vida de santidade, entendida como vida de realização, de plenitude e de uma constante busca de perfeição, por amor ao Esposo e para ser um sinal do verdadeiro amor na Igreja e no mundo.

Com tudo isso, pessoalmente sempre pensei que, quando Deus chama e a pessoa responde, na vida consagrada ninguém se frustra; os ideais e as aspirações, e até esses sonhos que parecem muito loucos, se realizam, porque Deus é fiel.

(Artigo publicado originalmente por Vocación y Actualidad)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de