Pular para o conteúdo principal

As Bodas em Caná da Galiléia - Jesus Transforma Água em Vinho - O Primeiro Milagre


As Bodas em Caná da Galiléia, onde Jesus transformou a água em vinho, aconteceram três dias depois de Jesus ter recebido Felipe e Natanael como discípulos, logo após o seu batismo por João, nas águas do Jordão, na altura da região da Peréia.
Do local do batismo de Jesus até Caná da Galiléia, levava três dias de caminhada.
Caná, era uma aldeia situada cerca de sete quilômetros ao norte de Nazaré. Percorria-se o mesmo caminho que passava por Tiberíades e Cafarnaum.
Quem vinha de Nazaré, encontrava do lado direito da estrada, antes de entrar no povoado, uma fonte muito grande, a mesma que sem dúvida, forneceu a água que foi transformada milagrosamente em vinho.
Há naquela região, uma campina fértil e bem cultivada, com cercas vivas, formadas por espinhosos cactos que cercam e protegem os campos. Diversas vinhas produzem uvas que dão um excelente vinho tinto!
jesus transforma agua em vinho nas bodas em caná da galiléiaJesus Tranforma Água em Vinho nas Bodas em Caná da Galiléia.


Jesus nas Bodas de Caná da Galiléia

Jesus andou cerca de 90 quilômetros, desde Betânia, às margens do Jordão, até chegar em Caná da Galiléia, para o casamento que estava já em andamento. A informação de que Maria, mãe de Jesus, já estava ali, indica que Maria tinha algum grau de parentesco com a família dos noivos, ou que possuía uma grande e forte amizade com os mesmos.
"E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus." João 2:1
O fato de Maria ter pedido a ajuda de Jesus quando o vinho acabou, parece confirmar estas suposições de laços familiares.

A Falta do Vinho nas Bodas de Caná da Galiléia

E um lamentável incidente ocorre durante as bodas em Caná, que quase trouxe tristeza à festa. Os cônjuges eram de condição humilde e o vinho tinha acabado no meio da festividade.
E a hospitalidade era um dever sagrado. As bodas duravam cerca de três dias a uma semana. Deixar faltar vinho em um evento, de tamanha importância, era uma situação humilhante para os recém-casados.
Maria sabia da natureza divina de Jesus, ainda que ele não tivesse até aquele momento se revelado publicamente como o Messias prometido. A intervenção do Mestre poderia evitar todo aquele transtorno.
Ela, num pedido indireto, chega diante de Jesus e diz o que estava acontecendo.
"E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho." João 2:3
Maria conhecia o poder ilimitado do Mestre e esperava o primeiro milagre de Jesus, que cercado por seus discípulos, poderia inaugurar ali os sinais miraculosos de seu ministério.
"Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." João 2:4
O vocábulo "mulher" era uma forma respeitosa de se dirigir a alguém. Era muito usual entre os judeus: "Ó mulher, grande é a tua fé (Mt 15:28). Mulher, estás livre da tua enfermidade (Lc 13:12). Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem Jerusalém adorareis o Pai (Jo 4:21). "
Jesus não demonstrou nenhuma desatenção com sua mãe, quando usou o termo "mulher", em relação a Maria quando estava na cruz, ao entregá-la aos cuidados de João (Jo 19:25-26).
Também a expressão "que tenho eu contigo", é frequentemente encontrada na bíblia, com muitas variantes, era usada comumente para se fazer uma recusa, mais ou menos velada ou suavizada.
Jesus parece querer explicar que precisava se dedicar aos assuntos de seu Pai celeste, sem estar sob influência externas, mesmo que viessem de pessoas a quem ele amava tanto.
Ele não tem nenhuma intenção de censurar a sua mãe, mas de se entregar totalmente à vontade do Pai. Jesus sabia que viveria na dependência de Deus, no momento certo ele agiria.

Fazei Tudo Que Ele Vos Disser

Maria entende perfeitamente o que Jesus queria dizer, e tanto assim que faz uma observação aos serventes das Bodas em Caná.
"Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser." João 2:5
Este é um conselho sábio e maravilhoso! A plena obediência à Deus, traz alegria, satisfação e transformação.
bodas em caná da galiléia jesus transformou a água em vinhoAs Bodas em Caná da Galiléia, Onde Jesus Transformou Água em Vinho.

As Talhas de Pedra Para as Purificações dos Judeus

"E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes." João 2:6
Havia ali, no pátio seis grandes talhas de pedra de duas ou três metretas ou almudes, cada uma. Metreta ou almude são palavras gregas, que significavam a maior capacidade de medida que existia para líquidos, na época.
Como a metreta ática equivalia a uns quarenta litros, cada talha poderia conter de oitenta a cento e vinte litros. As seis juntas, quatrocentos e oitenta a setecentos e vinte litros.
Essas talhas serviam para as purificações religiosas dos judeus, que Jesus criticara no livro de Marcos:
"Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;" Marcos 7:3
E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas." Marcos 7:4
Por causa dessas tradições puramente humanas, pois não era mandamento, não fazia parte da Lei mosaica, era necessária uma grande quantidade de água nos lares israelitas, e muito mais, quando havia uma festa de casamento, como a de Caná da Galiléia.

Jesus Transforma Água Em Vinho

E de repente a hora de Jesus é chegada! Ele dá ordens aos serventes, que foram previamente instruídos por Maria, para o obedecerem. Por mais estranho que pudesse parecer, eles seguiram suas palavras sem vacilar.
"Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima." João 2:7
Eles encheram os 720 litros que as talhas podiam comportar. Isto indica a magnitude do milagre que Jesus faria.
"E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram." João 2:8
Nas bodas judaicas, um dos dos convidados ficava responsável pela festa, como um mestre-de-cerimônias. Era encarregado de levar as pessoas às mesas e de cuidar do perfeito andamento do casamento.
Quando ele provou do vinho que Jesus transformara da água, cuja procedência ele desconhecia, restou comprovado que se tratava do melhor vinho servido durante todos aqueles dias nas Bodas de Caná da Galiléia.
Ele supôs que os recém-casados estavam querendo dar aos convidados uma alegre surpresa, servindo um excelente vinho no final das bodas de Caná da Galiléia.
"E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo." João 2:9
"E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho." João 2:10
Este era o primeiro milagre de Jesus. Para os judeus, o vinho era símbolo de alegria, vida e abundância. O vinho repesentava a esperança de uma vida feliz aos recém-casados.
O poder criador e transformador de Jesus, trouxe alegria e benção àquele casamento!
De igual forma, Deus quer fazer o mesmo conosco. Jesus através do Espirito Santo, tem o poder de transformar e modificar o nosso caráter, nos fazendo novas criaturas, felizes e abundantes em vida.
O evangelho é o processo transformador mais empolgante da vida. Quando entendemos o evangelho de Jesus, quando ele entra no coração, uma mudança radical acontece. Há uma alegria perene, o Espírito Santo move-se no nosso íntimo e testifica que somos um, com Jesus.
É lindo, ver a mudança que o evangelho produz no ser humano! É como uma "tranformação da água em vinho".
Mas não podemos nos esquecer que sempre, a cada dia e todos os dias, devemos ter as águas do Espírito Santo, pois através dele é que Jesus continuamente nos transformará em "vinho de alegria" regozijante, até a sua vinda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de