Pular para o conteúdo principal

O IMPONENTE SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS NA SERRA DO LIMA EM PATU/RN







O imponente Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis ou Santuário do Lima, como também é conhecido, é um dos mais importantes complexos religiosos do nordeste do Brasil. Está localizado na Serra do Lima no Município de Patu, estado do Rio Grande do Norte a uma altura de 430 metros. Situado a 6 km da cidade de Patu, a 380 km  de Natal (capital do RN) e a 125 km de Mossoró (segunda cidade do RN), tem acesso facilitado até lá pelas estradas totalmente asfaltadas. Por sua beleza e originalidade, foi eleito pelo voto popular, como umas das sete maravilhas do Rio Grande do Norte. O local do Santuário é um convite para o turismo religioso e ecológico, proporcionado pela bela serra quase inexplorada.

A FUNDAÇÃO DO SANTUÁRIO
O Santuário de Lima foi fundado pelo Padre Henrique Spitz, em 1948. No local já existia uma capela, construída no século XIX, que foi destruída para dar lugar ao atual Santuário. O Padre Henrique Spitz faleceu em Recife/PE, no  dia 17 de fevereiro 1979, mas foi sepultado no Santuário de Lima, ao lado de entrada de acesso à Igreja do primeiro andar (nave) em um túmulo esculpido em bloco único de pedra de granito: "Hoje dorme em paz, no repouso eterno em solo patuense"



A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS


A imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis foi trazida de Portugal, em 29 de Janeiro de 1758, pelo coronel Antônio de Lima Abreu Pereira e sua esposa Paula Moreira Braga Pessoa. Essa imagem, até hoje, ainda é venerada pelos milhares de devotos que visitam o Santuário do Lima.


O SANTUÁRIO DO LIMA E SUAS IGREJAS
ENTRADA DO SANTUÁRIO E A SUBIDA DA SERRA
O PÓRTICO DO SANTUÁRIO
 A IGREJA PRINCIPAL-NAVE - DO PRIMEIRO ANDAR

A SEGUNDA IGREJA LOCALIZADA NO TÉRREO
O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis é constituído de duas igrejas: Uma no primeiro andar - a nave principal, de forma circular e cônica, com uma acústica maravilhosa e com iluminação solar indireta. A outra é térrea, onde fica a Pia Batismal,  com piso de mármore e altar de granito trabalhado, onde são celebrados os atos litúrgicos diariamente. Nessa igreja são colocadas urnas com os restos mortais dos padres que a ela pertenceram.



A SALA DOS MILAGRES



A Sala dos Milagres está localizada ao lado do Santuário.   É um lugar muito visitado pelos fiéis. Nesse espaço se conhece um pouco da força de fé dos devotos de Nossa Senhora dos Impossíveis. A sala abriga uma exposição de ex-votos que é a  a forma como o devoto encontra para agradecer a ajuda espiritual que recebeu de Deus através de seus Santos, no caso, de Nossa Senhora. A materialização do agradecimento dos romeiros se constitui de objetos em madeira, barro, gesso. tecido, cera entre outros. Na maioria das vezes esses objetos representam partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas.


AS FESTAS NO SANTUÁRIO




Todos os anos celebram-se duas festas principais no Santuário, com a presença de bispos de Mossoró, sacerdotes, e milhares de romeiros, A primeira festa acontece no dia 1º  de janeiro, onde os romeiros saúdam o ano novo e pedem bençãos para o ano que se inicia, e, a outra é celebrada no dia 21 de novembro, dia de Nossa Senhora dos Impossíveis.


O dia 21 de novembro é feriado municipal em Patu em decorrência das comemorações do dia de Nossa Senhora dos Impossíveis, padroeira do Santuário do Lima. Durante as comemorações duas imagens da Santa peregrina pelas residências dos devotos da zona urbana e rural. A programação para o dia da festa inclui uma caminhada às 6:00 da manhã saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores até o Santuário do Lima. Após a caminhada é celebrada uma missa. Uma praça de Alimentação é instalada para os visitantes e romeiros.


AS ROMARIAS





O Santuário atrai diversas romarias, apoiando-se na tradição e religiosidade do homem do interior, cuja cultura está sedimentada no catolicismo trazido pelos portugueses. Com mais  de dois séculos de existência o local tem registrado um aumento na procura de jovens pelos milagres em Nossa Senhora dos Impossíveis. As principais romarias acontecem no mês de março - a Romaria dos Vaqueiros e  no mês de outubro - a Romaria da Juventude.


INFRAESTRUTURA DO SANTUÁRIO





Administrado pela Diocese de Mossoró, o Santuário oferece toda uma infraestrutura  de hospedagem e acomodações para visitantes e romeiros peregrinos procedentes das mais variadas regiões do Nordeste e do Brasil. Registros do Santuário mostram que os visitantes vêm, em maior parte, dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, mas recebem também gente do Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, e de países como Itália e Portugal.







As missas e confissões são celebradas diariamente, sempre as 8:00 da manhã. Aos domingos, missa as 9:00 da manhã e logo após celebração dos batizados e casamentos.
O Santuário conta com um excelente sistema de divulgação de suas atividade através da Rádio Santuário - O ponto alto da Fé.


FONTES:

    Pesquisas Google:

  • http://www.santuariodolima.com.br/
  • http:
    //blog.patunews.com.br/2012/05/portais-historicos-do-santuario-do-lima.html
  • http://aluisiodutra.blogspot.com.br/2012/08/santuario-do-lima.html
  • http://joaquimtur.blogspot.com
  • Padre Domingos de Sá -  Santuário do Lima - Patu/RN
  • Luis da Câmara Cascudo - Viajando o Sertão - 3ª Edição- Fundação José Augusto -CERN -1984 -Natal/RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo