Pular para o conteúdo principal

Fidelidade a Deus, obediência e liberdade



HÁ UM VERSÍCULO que aparece pelo menos quatro vezes nas Sagradas Escrituras: "O justo vive pela fé" (Hab 2,4; Rom 1,17; Gal 3,11; Hb 10,36).

A palavra "fé" na Bíblia é também traduzida como "fidelidade" a Deus. Fé é a atitude daquele que crê e obedece o SENHOR. Crer e obedecer são assim como duas faces de uma mesma moeda, dois aspectos de uma mesma realidade. Se eu creio que há um Deus que é Onipotente e Onisciente, que é meu Criador e Salvador, e que a Vontade deste Deus é sempre o melhor possível para a minha vida, não tenho como não obedecê-Lo, isto é, cumprir a sua Vontade. Neste sentido, São Paulo fala aos Romanos da "obediência da fé" (em Rm 1,5).

A fé é um ato de adesão a Deus, isto é, de submissão e também de cumplicidade, que implica obediência à sua perfeita Vontade. A fraqueza de nossa natureza humana, no entanto, impede muitas vezes que nossa fé seja coerente; muitas vezes os nossos atos não são conforme às exigências da fé. A verdade, porém, é que ao cristão não basta crer, é preciso obedecer.

Depois que o povo hebreu recebeu a Lei de Deus por meio de Moisés, exclamou: "Tudo o que o SENHOR falou, nós faremos e obedeceremos" (Ex 24,7). Esta era a vontade do povo. Entretanto, sabemos que este mesmo povo prevaricou tantas vezes, prestando culto aos deuses dos pagãos. Depois que Josué, no limiar da morte, conclamou o povo a ser fiel a Deus, e só a Ele prestar culto na terra que Deus lhe dava, o povo respondeu: "Ao SENHOR nosso Deus serviremos e à sua Voz obedeceremos" (Js 24,24). Mas sabemos que logo após atravessar o Rio Jordão e tomar posse da terra tão esperada, este povo não demorou a render-se aos encantos dos deuses dos cananeus.

Essas narrativas nos mostram que não é fácil para os seres humanos, – não foi para aquele povo assim como também não é para nenhum de nós, – viver a fidelidade a Deus. Também hoje os falsos deuses nos atraem e querem ocupar os lugares principais em nossos corações. É preciso vigiar e orar, diz o Cristo, e a triste realidade é que ninguém quer uma vida de vigilância e de oração. Temos sempre coisas mais divertidas para fazer, queremos fazer o que nos "der na telha", deixar "a vida nos levar"... Mas é exatamente por esta via que se prova aquele que ama a Deus verdadeiramente. Mesmo não querendo, este dedica o tempo necessário à oração. Mesmo sob a intensa tentação de ir fazer algo mais interessante, reserva um espaço em sua agenda para ler as Sagradas Escrituras. Mesmo sendo naturalmente egoísta, dedica-se ao serviço pelo próximo. Mesmo não querendo, mesmo sendo difícil, pratica a penitência quando devido. Mesmo não estando disposto, vai à Santa Missa, pelo menos todos os domingos e dias santos, e fora disso, sempre que possível. Todos estes são sinais de obediência, que é o selo da fé verdadeira. São provas de Amor e de fidelidade.


Foi para a liberdade que Cristo nos libertou

Sim, a obediência sempre foi e sempre será a prova e a garantia da fidelidade a Deus. Num aparente paradoxo, entretanto, o santo Apóstolo nos diz, no Livro sagrado, que Deus liberta àqueles que o encontram e lhe são fiéis (Gl 5,1; Jo 8,32). 

Ocorre que a obediência é também a prova da verdadeira liberdade. Não são livres aqueles que sem entregam, sem controle, aos próprios caprichos e desejos egoístas/hedonistas; pelo contrário, estes rapidamente se tornam escravos de muitos vícios. São sempre infelizes, vivem vidas vazias, desprovidas de sentido. São estes, os que não têm o sentido maior da vida que Deus nos dá, que cometem suicídio, e o fazem de diversas maneiras: alguns se atiram do alto de edifícios, outros entregam-se às drogas de todo tipo, outros se prostituem... Estas duas últimas são formas de suicídio lento. O demônio exulta.

Quando você se prostra para a oração, os demônios se contorcem de ódio. Se você permitir, eles soprarão aos seus ouvidos que você está perdendo tempo, que poderia estar fazendo algo muito mais útil, mais agradável... Mas não há lugar melhor para se estar do que aos Pés do Criador e Salvador de nossas vidas. É Ele quem nos dá sentido, saúde espiritual, mental e física, e nos dará, ao final, a vitória e a vida eterna. Então, lute e persista. Todos os santos e anjos estão ao seu lado.



Foi pela obediência que Jesus, sendo Deus, Princípio e Fim de todas as coisas, entregou-se ao martírio pela salvação da humanidade, pois fez exatamente o oposto do que fez o primeiro homem: obedeceu. Na obediência radical a Deus Pai, o Cristo desatou o nó da desobediência de Adão e nos reconciliou com a Fonte da Vida.

Da mesma forma, ensinam os santos Padres, pela obediência da Virgem, desatou ela o laço de desobediência de Eva, que lançou a humanidade na danação. A partir daí, a fidelidade, que se reflete na obediência a Deus, passou a ser a marca principal daquele que crê. Ela é o melhor remédio para os males que o Pecado Original deixou em nossa natureza: orgulho, vaidade, presunção, autossuficiência, exibicionismo, apego desordenado aos prazeres carnais, etc.

O profeta afirma: a obediência é superior ao sacrifício (1Sm 15,22). Tomas de Kempis, em "Imitação de Cristo" (download aqui), assegura que "obedecer é muito mais seguro do que mandar" (9,1). No pátio da Academia Militar das Agulhas Negras encontra-se escrito, em local bem visível, para que os cadetes leiam todos os dias: "Cadete, ide comandar, aprendei a obedecer!". Se a obediência entre os homens, para a convivência em sociedade, já é tão útil e necessária, quanto mais para com Deus.

A outra característica da fidelidade a Deus é o firme propósito de servir-Lo sempre, com perseverança e reta intenção, mesmo nos momentos mais difíceis. Como agrada a Deus o filho fiel! O profeta diz: "O SENHOR guarda os passos dos que lhe são fiéis" (2Sm 22,26). E o Senhor Jesus, na parábola: "Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu Senhor!" (Mt 25,21). – Tudo o que recebemos de Deus nesta vida é este pouco sobre o qual é testada a nossa fidelidade.

Jesus disse aos Apóstolos na última Ceia: "Se me amais, guardareis os meus Mandamentos" (Jo 14,15). Portanto, amar a Deus, mais do que um sentimento, é uma decisão: guardar os Seus Mandamentos, cumprir a sua Vontade. "Nem todo aquele que diz, Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a Vontade de meu Pai" (Mt 7,21).

Amar a Deus é viver os Seus ensinamentos. O Senhor nos deixou sua Igreja para que sua Vontade fosse expressa e objetivamente conhecida, e não ficasse ao sabor do julgamento subjetivo de cada um. Ele garantiu à sua Igreja que o Espírito Santo a conduziria "a toda a verdade" (Jo 16,13), e que a voz da Igreja é a sua Voz: "Quem vos ouve (Apóstolos = Igreja), a Mim ouve; quem vos rejeita, a Mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou” (Lc 10,16).

Ser fiel ao Senhor, portanto, é ser fiel à Sua Igreja, e a tudo aquilo que ela ensina. O Papa Paulo VI disse certa vez que “quem não ama a Igreja, não ama Jesus Cristo”. Uma afirmação totalmente racional, pois a Igreja é o Corpo de Cristo. Quem não é fiel à Igreja, não é fiel a Jesus Cristo, simples assim. Não há tolice maior do que dizer que "a Igreja não é importante, o que importa é seguir Jesus", pois quem não segue à Igreja não segue Jesus Cristo. A Igreja é a Presença do Cristo prolongado na história dos homens. Quando se toca a Igreja, toca-se o próprio Senhor; quando se está na Igreja, se está no Corpo Místico do Senhor.

A fidelidade está diretamente ligada, também, à perseverança e à paciência. O grande São João da Cruz ensinava: “A constância de ânimo, com paz e tranquilidade, não só enriquece a pessoa, como a ajuda muito a julgar melhor as adversidades, dando-lhes a solução conveniente”. – Mas para que haja serviço a Deus, perseverante e alegre, e para que possamos amar e cumprir os seus Mandamentos, é preciso uma vida de piedade, vigilância e oração: sem estas coisas, a alma esfria. Quando a alma esfria, o inimigo se aproxima dela para vencê-la pela tentação.

Não seremos julgados por nossa capacidade intelectual e nem pela grandeza das nossas obras, mas, como disseram os santos, pela pureza do nosso amor a Deus e pela nossa perseverança. Jesus garantiu que diante de todas as adversidades que ainda virão (e tudo indica que serão muitas e grandes), “quem perseverar até o fim será salvo” (Mt 24,13).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de