Pular para o conteúdo principal

A oração mais antiga encontrada pelos homens


Tão logo, ao se converter, o apóstolo São Lucas ficou encantado pela Mãe de Deus. E ao tentar explicar como Ela era às pessoas que ele pregava o evangelho, pintou uma figura que depois foi parar na Polônia (Nossa Senhora de Jasna Gora). Portanto Nossa Senhora é venerada desde a época dos apóstolos.

Mas só isso? Os anjos a veneraram desde o seu nascimento, pois Ela era a Mãe de Deus, e o anjo São Gabriel se ajoelhou ante a Ela para anunciar a mensagem de Deus.

Tudo o que os Anjos fazem, é mandado por Deus, pois são mensageiros de Deus. Então quem ensinou a São Gabriel a saudação Angélica (Ave Maria) pelo qual seria anunciada Nossa Senhora, foi o próprio Deus.

Mas não é só isso. A Ordem de Nossa Senhora do Carmo, os Carmelitas, tem sua história iniciada no antigo testamento. Santo Elias – que Deus levou para o Paraíso num carro de fogo – fundou uma ordem 400 anos antes de Nossa Senhora nascer, para louvar a Mãe de Deus que iria nascer (Ordem dos Carmelitas).

Na foto desta postagem é uma descoberta arqueológica. Na Catacumba de Santa Priscila, encontra-se essa pintura dos primeiros cristãos, no século II, onde mostra a Virgem com o Menino Jesus ao peito e um profeta, identificado como Isaías, ao seu lado. Nas catacumbas de São Pedro e São Marcelino também vemos uma pintura do século III ou IV, que mostra Maria entre Pedro e Paulo, com as mãos estendidas em oração.

A ORAÇÃO MAIS ANTIGA ENCONTRADA PELOS HOMENS:

No ano início do Século XX, no ano de 1927, no Egito, foi encontrado um fragmento de papiro que remonta ao século III, que foi adquirido pela Biblioteca John Ryland, de Manchester (Inglaterra). O pequeno papiro cujas dimensões são de 18 cm por 9,4 cm, que foi catalogado como Ryl.III,470, teve seu conteúdo identificado em 1939; é o texto de uma oração dirigida a Maria Santíssima, invocada como Theotókos (Mãe de Deus) no século III.

A Palavra Theotókos é uma palavra grega que quer dizer Mãe de Deus.

O texto do fragmento de papiro foi editado em 1938, sem que se tivessem até então identificado os dizeres. Isto só foi feito no ano seguinte por F. Mercenier: este pesquisador verificou que se tratava da oração mariana conhecida e recitada ainda hoje com as palavras iniciais “A Vossa Proteção”. Neste fragmento estava escrito:

"À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
Mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
Ó Virgem gloriosa e bendita!".

Esta oração conhecida com o nome “Sub tuum praesidium” (À vossa proteção) é a mais antiga oração a Nossa Senhora que se conhece. Tem ela uma excepcional importância histórica pela explícita referência ao tempo de perseguições dos cristãos (Livrai-nos de todo perigo) e uma particular importância teológica por recorrer à intercessão de Maria invocada com o título de Theotókos (Mãe de Deus).

Em latim:

Sub tuum praesidium confugimus, Sancta Dei Genetrix.
Nostras deprecationes ne despícias in necessitátibus,
sed a periculis cunctis libera nos semper,
Virgo Gloriosa et Benedicta. Ámen.

Essa magnífica oração já foi musicada por vários autores, desde o canto gregoriano, cantos sacros e até por Mozart (quando tinha 17 anos de idade).

O texto primitivo do qual derivam as diversas variações litúrgicas (copta, grega, ambrosiana e romana) é o seguinte: “Sob a asa da vossa misericórdia nós nos refugiamos, Theotókos; não recuse os nossos pedidos na necessidade e salva-nos do perigo: somente pura, somente bendita”.

FONTES:

http://papocatolico.blogspot.com.br/2013/01/a-mais-antiga-oracao-da-mae-de-deus.html

http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-do-monte-claro-jasna-gora-czestochowa

http://ebrael.info/2013/11/16/sub-tuum-praesidium/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo