Pular para o conteúdo principal

RICA – Rito da Iniciação Cristã de Adultos


         

 O RICA – Rito da Iniciação Cristã de Adultos – é o rito destinado à iniciação de adultos na vida cristã. Ele compreende tanto o tempo quanto as etapas e celebrações cujo objetivo é a recepção dos Sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia. Entretanto, esses não são ponto de chegada mas, de partida para uma vivencia da fé e da vida cristã.
            Na execução do RICA existe um itinerário ou etapas. Passos a serem executados, a serem dados de modo pedagógico e que visa o conhecimento e a adesão do candidato à fé cristã e suas consequências. Todo RICA com seus ritos celebrativos, seus símbolos, e seus conteúdos tem como objetivo apresentar e preparar o candidato à fé cristã e sua adesão à comunidade. Ele está organizado em etapas do seguinte modo: a) tempo de conversão (kerigma, pré-catecumentato); b) tempo da preparação (catequese, eleição); c) tempo da recepção dos Sacramentos (purificação/iluminação, mistagogia).
            A etapa da Conversão – neste período o candidato pede para ser recepcionado e se estabelece a instituição do catecumenato. E se dá início ao primeiro anuncio, o kerigma. Os primeiros encontros. É neste momento que acontece a celebração de acolhida e apresentação dos candidatos à comunidade. Nesta celebração, os mesmos anota os nomes no livro de registro do compromisso e recebe a cruz símbolo do seguimento a Jesus.  O tempo dessa etapa vai depender do andamento e contexto de cada grupo ou comunidade. Esse período é também chamado de Pré-Catecumenato.
            A etapa da Preparação – período em que o candidato recebe uma catequese sólida dos conteúdos da fé cristã. É uma preparação intensiva e longa. Seus conteúdos geralmente está associado a noções de Bíblia, Liturgia, Espiritualidade, o Credo e os Sacramentos. Pelo fim desde tempo, acontece o rito da eleição, momento em que  numa celebração o candidatoassume mais concretamente sua adesão à fé e a comunidade. Aqui o mesmo recebe a Bíblia, palavra de Deus que orienta nossa vida. Esse período é também chamado de Catecumenato, Catequese ou Eleição.
            A etapa da Recepção dos Sacramentos – é a terceira e última etapa do processo e consiste em receber os Sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia. O candidato é admitido na fé da Igreja e passa a pertencer a mesma, entretanto, sua vida cristã é mais ampla e vivida conforme o contexto eclesial em que está inserido. O processo do RICA terminou, começa uma nova etapa de sua vida e essa depende do que a Comunidade eclesial tem para lhe oferecer. Essa etapa com seus ritos também é chamada de Purificação e Iluminação.  Geralmente essa etapa é sugerida vivenciar no tempo pascal com toda a sua dinâmica (quaresma, páscoa,etc) própria e recebe também o nome de “Mistagogia” porque se diz que, o candidato adquiriu experiência e uma aquisição especial cuja “degustação” sentiu e viveu à flor da pele, vendo o bom, o belo, o bonito da fé e da vida cristã e dos mistérios de Cristo. A mistagogia é algo que a pessoa experimenta vivenciando em sua vida e que dentro e a partir de uma reflexão mais concreta e um engajamento concreto o leva a dar passos como também a estreitar laços de comunhão e relacionamento com Jesus. É aquilo que costumamos dizer por ai, encontro pessoal com Cristo. E isso muda a vida e sua maneira de sentir, viver e enxergar as coisas.
            A partir do rico processo do RICA como vivenciar isso em nossas comunidades eclesiais? Esse é o desafio! Uma coisa que precisa ser feita de imediato é tomar consciência do processo; em seguida, fazer todos os membros, grupos, movimentos, pastorais e a assembleia litúrgica conhecer, compreender e ajudar a construir o processo. Sem isso, ficamos só e desanimados. É uma proposta ousada!
            Mas, e os conteúdos, o método dos encontros? O conteúdo fica a critério de cada realidade eclesial. Há uma riqueza imensa por ai. Entretanto, as orientações da CNBB em seus documentos, principalmente de Catequese (CR, DNC…) nos oferecem um leque muito bom nesse sentido. Quanto ao método, é outra riqueza que temos em nossas igrejas, porém, hoje, temos dois métodos muito em voga na atualidade e bem recomendado pelos nossos bispos: a leitura orante da bíblica (léctio divina); e o método de iteração fé e vida (ver, iluminar, agir, celebrar, avaliar) que já é o método usado pela catequese e é algo tipicamente da tradição latino-americana.
            Essa forma de proceder pode ser aplicada à Primeira Eucaristia e a Crisma? Sim! Cada um (Batismo, Eucaristia, Crisma) está dentro do processo do RICA. É o RICA. Agora o método e os conteúdos apresentados devem seguir sua metodologia própria conforme cada idade, situação, realidade, contexto, conforme nos orienta os nossos bispos como já o frisei acima.
            Há dioceses por ai que já usam o RICA e as editoras católicas já publicaram livros contendo as experiências dessas dioceses, bem como, de especialistas nessa área. O ideal é que cada um vá construindo o seu caminho, anotando as experiências, acumulando sabedoria e depois possa apresentar um material bem elaborado que ajude nos anos seguintes de modo aberto e flexível.
            O RICA é uma proposta. Não é um curso, uma fábrica de criar cristãos prontos, maduros, engajamentos, e nem tão pouco é um mapa da mina, mas tão somente uma proposta de apresentação da fé e da vida cristã; e uma maneira consciente e solene de acolher aqueles que querem “por atração” viver a fé cristã e aderir a Cristo e Sua Igreja. Ele não é a solução dos problemas para cristãos meio-católicos, católicos relaxados, cristãos não engajados, cristãos afastados e cristãos segundo as “quatro festas do ano”, mas tão somente uma proposta de formação e acolhimento dos que querem ser cristãos e pedem da Igreja, a fé. O RICA tem objetivos, tempo, duração, metas próprias e quem se utilizar dele deve ter clareza disso.
            Enquanto ritual a Santa Sé através da CNBB publicou um livro contendo todos os passos, ritos, celebrações, etc. Sugiro que você possa ler esse material. Ele é muito rico! Foi a partir dele que elaboramos esse artigo, como também consultamos muitos outros autores. Então é isso ai, fica a dica!
Consulta:
RICA, Paulinas 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo