Pular para o conteúdo principal

Ave-Maria do povo sertanejo

Neste artigo intitulado “Ave-Maria do povo sertanejo”, Ana Lígia Lira da Silva nos fala sobre a profunda devoção mariana do povo do sertão do nordeste, a partir de suas próprias raízes. A autora do livro “O Diário do Silêncio”, com palavras que nos remetem à simplicidade do povo nordestino, quer nos levar a conhecer a experiência de fé desse povo tão sofrido e, ao mesmo tempo, tão cheio de esperança. Sem mais delongas, seguem as palavras de Ana Lígia Lira:
Leia artigo de Ana Lígia Lira com o tema “Ave-Maria do povo sertanejo”, sobre a devoção mariana do povo nordestino.
Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus

A devoção mariana do povo nordestino
Quero levar vocês a uma visita às casas de taipa, onde na parede tem sempre um quadro do coração de Jesus e outro do Coração de Maria. Como se o povo humilde do lugar intuísse ser Ela a medianeira de todas as Graças. Ensinamento amplamente divulgado por estudiosos da fé como Dom Rafael Maria, OSB, quando diz:
[…] O fundamento bíblico que atesta o que Maria é se pode tomar de Lc 1, 26 na saudação angélica, onde o anjo saúda a Virgem com um novo nome “kaire kekarithoméne” (Regozija-te Agraciada). […] Portanto, o título que o anjo Gabriel dá à Virgem de Nazaré, revela o que é e o que faz, distribuir/interceder aquilo que recebeu de Deus, a Graça ou as Graças, em uma só palavra: Jesus Cristo […] A natureza humana de Maria, cumulada pela Graça de Deus, não exerce uma função para si mas para o serviço e crescimento da Igreja, como nos indica Mt 10, 8: “Gratuitamente recebestes, gratuitamente dai”. Com esta gratuidade, buscamos ainda com o testemunho da Palavra divina o que nas atitudes de Maria nos revelam o mistério do seu serviço a favor da humanidade. Na sua visita a Isabel (cf. Lc 1, 39-56), onde cumulada pela Graça/Espírito Santo, vai distribuí-la a sua parente necessitada e Lucas afirma depois da saudação de Maria a Isabel, “…Isabel ficou repleta do Espirito Santo” (Lc 1, 39-41). A continuidade deste serviço no amor é nas Bodas de Caná que Maria mais uma vez revela o seu papel de “Agraciada/Intercessora”, consola os necessitados da festa do Esposo/Jesus (cf. Jo 2, 1-11), colaborando assim para aumento da fé no Senhor (cf. Jo 2, 11)[1].
Quero apresentar a vocês ao meu velho pai Antônio, devotíssimo de Nossa Senhora, que chamava os dias Santos de “Dias Grandes”, tirava o chapéu para falar no nome da Mãe de Deus e baixava a vista.
Deixe-me apresentar também minha avó Umbelina Joana, com suas fitas com medalhas de zeladora do Sagrado Coração de Jesus, as excelências que reza quando alguém morre, as novenas que faz aos pés do oratório improvisado em um caixote de madeira (mas muito bem cuidado) e enfeitado com flores de plástico colocadas em uma lata que um dia foi de leite. Seus livrinhos de oração que ela, semianalfabeta, até já sabe de cor.
Seja na abundância da chuva ou na escassez da seca, o sertanejo não muda sua fé. O valente vaqueiro, que enfrenta a caatinga cheia de perigos e espinhos não ousa levantar a voz contra os céus e tem por Maria pleno respeito e confiança.Leia artigo de Ana Lígia Lira com o tema “Ave-Maria do povo sertanejo”, sobre a devoção mariana do povo nordestino.
A grandeza da fé do povo do sertão nordestino
A fé, por estas bandas, resiste a muito mais do quê pequenas provações diárias: Resiste à fome, à sede, à tristeza de ver o rebanho morto. Mesmo quando o pequeno rebanho de vacas ou cabras é a única coisa que se tem para alimentar a família. Aqui, não só acreditasse como vivesse o que Jesus disse “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’” (Mt 4, 4,10).
Não estou falando de um sertão que ficou no passado nos livros de Graciliano Ramos ou Gilberto Freyre. Falo do sertão atual, cujo pó da terra rachada constantemente suja minhas sandálias e resseca minha garganta. Falo da seca que já entra para seis anos e que parece engolir tudo. Menos a fé… Ah! A fé deste povo é grande demais para ser engolida assim!
Desdobram-se as ladainhas, novenas e rosários pedindo a intercessão da Virgem por seu povo:
A Virgem de Nazaré não somente gerou o Filho de Deus, mas também o alimentou, educou e acompanhou durante toda sua vida, até o momento supremo de sua existência terrena, a sua doação total no sacrifício da Cruz. Isso significa que a Virgem Maria é medianeira universal, pois ao entregar-se inteiramente ao seu Filho Jesus, ela cooperou na obra da salvação de toda a humanidade. Ao mesmo tempo, Nossa Senhora é nossa medianeira particular, porque sua maternidade espiritual estende-se também a cada um de nós, que somos membros do Corpo de Cristo[2].
Em contra partida, escuto dos meus amigos da cidade tantas lamúrias por tão pouca coisa. Tantos desafiam a Deus e, muito mais, a Maria Santíssima com propostas tão medíocres como: “Vou por esta rua escura porque acredito em Deus” ou “Fiz uma promessa para Nossa Senhora, se eu tiver aumento de salário, colaboro na obra do Padre”.
Precisamos nos policiar quanto a estas intenções, pois a Bíblia nos ensina em Mateus que Satanás tentou Jesus com as seguintes palavras: “Se tu és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo, pois, está escrito: ‘Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e com as mãos eles te susterão, para que jamais tropeces em alguma pedra’” (Mt 4, 6). Contestou-lhe Jesus: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’” (v. 7).
Já lhe ocorreu que, muito provavelmente, quando você entra pela rua escura e desafia Deus a lhe proteger, está cedendo a uma tentação milenar aplicada por Satanás aos filhos de Maria Santíssima?Leia artigo de Ana Lígia Lira com o tema “Ave-Maria do povo sertanejo”, sobre a devoção mariana do povo nordestino.
A Ave-Maria do povo nordestino
Há tanta gente suplicando tanto por tão pouco, como a chuva. Que ao mesmo tempo é tanto! Suplicando por coisas que muitos têm diariamente, gratuitamente e nem se lembram de agradecer. Recentemente, em viagem ao Sul do Brasil, escutei, diante de um dia de céu nublado, a frase: – Hoje o dia está feio!
Imediatamente lembrei que, aqui onde cresci, o dia que para alguns é feio, pra nós é esperança e, de tão bonito, dizemos: – Tá bonito para chover!
Esta é uma das coisas que os antigos ensinam aqui por estas bandas, em um Brasil que o Brasil não conhece. Mas, provavelmente, boa parte do Brasil tem ao menos uma gota do sangue nordestino. Sangue devoto. Sangue que todo dia, às seis horas da tarde, canta:
Ave Maria sertaneja (Luiz Gonzaga):
Quando batem as seis horas
De joelhos sobre o chão
O sertanejo reza
A sua oração
Ave Maria
Mãe de Deus Jesus
Nos dê força e coragem
Pra carregar a nossa cruz
Nesta hora bendita e santa
Devemos suplicar
A Virgem Imaculada
Os enfermos vir curar
Ave Maria
Mãe de Deus Jesus
Nos dê força e coragem
Pra carregar a nossa cruz.
Links relacionados:
Referências:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo